-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa desenvover nos alunos as competências necessárias para a gestão de crises na aeronáutica em geral e, procurando em cada momento salvaguardar a imagem organizacional, ao nível, quer do ambiente interno, quer do ambiente externo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-21604
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP): CP1: Conceitos fundamentais, enquadramento histórico e objetivos da gestão de crises organizacional; CP2: Tipos e elementos das crises, crise e gestão do risco e, causa e consequência da gestão de crises; CP3: Modelos de ameaças e erros; CP4: Modelo de planeamento e de gestão de crises em aeronáutica e, fases da gestão de crises; CP5: Team Resource Management (CRM); CP6: Gestão e liderança em situação de crises; CP7: Planeamento e tomada de decisão na gestão de crises; CP8: Comunicação em situação de crises; CP9: Plano de continuidade de negócios e a resiliência organizacional; CP10: Regulamento nacional e internacional sobre gestão de crises em aeronáutica.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos de Aprendizagem (AO): OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância e objetivos da gestão de crises nas modernas organizações e o seu impacto; OA2: Compreender a tipologia, causas e erros das crises na aeronáutica; OA3: Capacitar os alunos para visualizar os modelos e fases na gestão de uma crise na aeronáutica; OA4: Capacitar os alunos para construir e liderar uma equipa de Gestão de Crises; OA5: Capacitar os alunos com competências associadas à comunicação na gestão de crises; OA6: Capacitar os alunos para compreender as várias dimensões que estão associadas à resiliência das organizações; AO7: Capacitar os alunos para compreender os regulamentos nacionais e internacionais sobre a gestão de crises em aeronáutica e implementar um plano de gestão de crises.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso à realidade virtual para simulação de acidentes/ incidentes
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barton, L. (2007). Crisis leadership now: A real-world guide to preparing for threats, adisaster, sabotage, and scandal. New York: McGraw-Hill. Bernstein, J. (2011). Manager´s guide to crisis management. McGraw-Hill. Dezenhall, E., & Weber, J. (2011). Damage control (Revised & Updated): The essential lessons of crisis management. USA: Portfolio. Harvard Business Essentials (2004). Crisis management: Master the skills to prevent disaster. Boston: Havard Business Press. Hopkin, P. (2014). Fundamentals management: Understanding, evaluating and implementing effective risk management (5th Ed.). New York: Kogan Page. Smith, D., & Elliot, D. (2006). Crisis management. Londres: Routledge. Vanvactor, J. (2015). Crisis management: A leadership perspective. Virginia: Nova Science Publishers. Well, A., & Rodrigues, C. (2003). Commercial aviation safety (4th Ed.). New York: McGraw.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim