-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de marketing tem muita pertinência na licenciatura em Gestão Aeronáutica, em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências para definir o produto ou serviço, o preço, os locais onde o comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio aeronáutico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-2581
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito e evolução do marketing Caracterização do marketing no setor aeronáutico e a relação com os stakeholders Análise externa do mercado O comportamento dos consumidores Segmentação, posicionamento e branding Política de produto e serviço no setor aeronáutico Política de preço Política de comunicação Análise do marketing digital no setor O plano de comunicação e o plano de marketing na rede de negócios do setor aeronáutico.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e ações desenvolvidas na rede de negócios do setor aeronáutico; Identifiquem as diferenças entre o marketing aeroportuário dirigido às atividades de aviação e às restantes atividades desenvolvidas no setor; Desenvolvam competências de preparação e elaboração de um plano de comunicação e de um plano de marketing para o setor aeronáutico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análises de casos reais, aula invertida.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ambrose, S., Waguespack, B. (2021). Fundamentals of Airline Marketing: Strategies for Success in a Hyper-competitive Environment (Aviation Fundamentals). 1st Edition. Routledge. Kotler, P. Armstrong, G. (2013). Principles of Marketing. 15th Edition, Pearson Education. Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo . Lisboa, Lidel.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não