filmeu

Disciplina Introdução à Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular pretende desenvolver nos alunos as competências necessárias à análise crítica através da visualização à escala real de toda a estrutura, processos e sistemas das organizações para um gestão, direção e chefia de forma eficiente e eficaz.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP): CP1: Conceitos fundamentais, enquadramento histórico, objetivos e desafios da gestão; CP2: Teorias da Gestão: História do pensamento sobre a gestão; CP3: Evolução e caracterização das organizações. Conceito e principais áreas funcionais/ orgânicas no setor da aeronáutica. Análise da evolução da aviação comercial; CP4: Desafios da Gestão 4.0 no setor da aeronáutica CP5: Funções e níveis da gestão; CP6: Ciclo do Gestor e Líder: Uma função e dois papéis. Papel do gestor e do líder. Competências do gestor e do líder; CP7: Liderança e Gestão de Equipas; CP8: Liderança e Comunicação verbal e não-verbal; CP9: Liderança e Motivação; CP10: Criatividade, Inovação e empreendedorismo sustentável.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de Aprendizagem (AO): OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância e objetivos da gestão nas antigas e modernas organizações sustentado nas teorias; OA2: Compreender o enquadramento global da empresa e a estrutura orgânica das organizações no sector da aeronáutica; OA3: Consciencializar os alunos e perspetivar o desenvolvimentos futuro da empresas do setor da aeronáutica de forma sustentada; OA4: Capacitar os alunos para visualizar a estrutura e organização das organizações e, e funções e responsabilidades; OA5: Capacitar os alunos para distinguir os diferentes papéis na organização, nomeadamente o de gestor e líder; OA6: Perceber os ciclos do gestor e líder para desempenhos superiores nas organizações; OA7: Capacitar os alunos para liderar e gerir equipas; OA8: Capacitar os alunos com competências associadas à comunicação verbal e não-verbal; OA9: Capacitar os alunos para motivar os outros; AO10: Capacitar os alunos para assumir uma atitude proactiva no local de trabalho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem (Debate de casos de estudo, apresentação de artigos académicos, resolução de trabalhos de grupo...)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações , 2ª Edição. Edições Silabo, Lisboa. Sotomayor, A., Rodrigues, J., & Duarte, M. (2018). Princípios de Gestão das Organizações. 3.ª Edição, Rei dos Livros. Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2017). Introdução à Gestão das Organizações. 3.ª Edição, Porto: Vida Económica.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios