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Apresentação
Apresentação
A UC de Matemática II desenvolve competências fundamentais de Matemática aplicada à Business Intelligence e Inteligência Económica, seguindo um método de ensino baseado em problemas de Economia, Gestão de Empresas em geral e Gestão Aeronáutica em particular. Desenvolvem-se competências em aplicação de métodos matemáticos à análise de cenários, análise de risco e prospectiva estratégica visando soluções de resilience e sustentabilidade no contexto da Economia e da Gestão de Empresas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1656-505
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP.1. Matemática Aplicada à Business Intelligence e Tomada de Decisão em Economia e Gestão CP.1.1. Métodos Matemáticos no contexto da Business Intelligence e da Inteligência Económica CP.1.2. Teoria das Probabilidades e Analítica de Cenários CP.2. Elementos Fundamentais da Teoria dos Jogos CP.2.1. Equilíbrios de Nash em Estratégias Puras e Mistas CP.2.2. Estratégias Mistas e Analítica de Cenários CP.2.3. Modelação Evolucionária e Teoria do Caos CP.3. Inteligência Artificial Generativa e Teoria dos Jogos CP.3.1. Matemática da computação e Inteligência Artifical CP.3.2. Inteligência Artificial e Teoria dos Jogos CP.3.3. Algoritmos de cálculo de equilíbrios de Nash e implementação em Python CP.3.4. Uso de IA Generativa em aplicações de teoria dos jogos a casos reais
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Objetivos
Objetivos
OA1. Saber aplicar os principais métodos e técnicas da Matemática aplicada à Business Intelligence e Inteligência Económica no contexto do suporte à tomada de decisão em Economia e Gestão. OA2. Saber aplicar a Teoria dos Jogos a problemas de tomada de decisão em Economia e Gestão, enquanto fonte de métodos matemáticos de análise de cenários e de simulação. OA3. Saber aplicar a Inteligência Artificial Generativa e problemas de análise estratégica no contexto da Gestão Aeronáutica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
UC teórico-prática leccionada a partir exemplos de aplicação baseados em casos reais no contexto da gestão aeronáutica permitindo que os alunos adquiram competências de resolução de problemas e de aplicação da matemática a problemas de tomada de decisão estratégica no âmbito da gestão aeronáutica, e expandam as competências em modelação dinâmica iniciadas na UC de Matemática I.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aumann, R.J. (2020). Lectures On Game Theory. New York, Routledge. ISBN: 978-0367162047. Jagoda, P. (2020). Experimental Games: Critique, Play, and Design in the Age of Gamification. Chicago, University of Chicago Press. ISBN: 978-0226629971. Peterson, M. (2017). An Introduction to Decision Theory. Cambridge, Cambridge University Press. ISBN: 978-1316606209. Rutherford, A. (2021). Learn Game Theory: A Primer to Strategic Thinking and Advanced Decision-Making. UK, ARB Publications. ASIN: B0916P1W3K Sharda, R., Delen, D., Turban, E. (2014). Business Intelligence and Analytics - Systems for Decision Support. Global Edition. Essex, Pearson. ISBN: 978-1-292-00920-9. Gonçalves, CP (2022). Coupled Stochastic Chaos and Multifractal Turbulence in an Artificial Financial Market. International Journal of Swarm Intelligence and Evolutionary Computation, Vol. 11 Iss. 7, Forthcoming.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim