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Disciplina Matemática II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Matemática II trabalha com três ramos fundamentais da matemática aplicada: teoria dos jogos, teoria das probabilidades e matemática da computação, desenvolvendo competências fundamentais de Matemática aplicada à Business Intelligence e Inteligência Económica, seguindo um método de ensino baseado em problemas de Economia, Gestão de Empresas em geral e Gestão Aeronáutica em particular. Desenvolvem-se competências em aplicação de métodos matemáticos à análise de cenários, análise de risco e prospectiva estratégica, visando soluções de resiliência e sustentabilidade no contexto da Gestão Aeronáutica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP.1. Matemática Aplicada à Business Intelligence e Tomada de Decisão em Economia e Gestão CP.1.1. Métodos Matemáticos no contexto da Business Intelligence e da Inteligência Económica CP.1.2. Teoria das Probabilidades e Analítica de Cenários CP.2. Elementos Fundamentais da Teoria dos Jogos CP.2.1. Equilíbrios de Nash em Estratégias Puras e Mistas CP.2.2. Estratégias Mistas e Analítica de Cenários CP.3. Inteligência Artificial Generativa e Teoria dos Jogos CP.3.1. Matemática da computação e Inteligência Artifical CP.3.2. Inteligência Artificial e Teoria dos Jogos CP.3.3. Algoritmos de cálculo de equilíbrios de Nash e implementação em Python CP.3.4. Uso de IA Generativa em aplicações de teoria dos jogos a casos reais
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Saber aplicar os principais métodos e técnicas da Matemática aplicada à Business Intelligence e Inteligência Económica no contexto do suporte à tomada de decisão em Economia e Gestão. OA2. Saber aplicar a Teoria dos Jogos a problemas de tomada de decisão em Economia e Gestão, enquanto fonte de métodos matemáticos de análise de cenários e de simulação. OA3. Saber aplicar a Teoria dos Jogos combinada com Inteligência Artificial Generativa e Sistemas Periciais a problemas de análise estratégica no contexto da Gestão Aeronáutica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC teórico-prática leccionada a partir de exemplos de aplicação baseados em casos reais no contexto da Economia e Gestão em geral e da Gestão Aeronáutica em particular, permitindo que os alunos adquiram competências de resolução de problemas e de aplicação da Matemática a problemas de tomada de decisão estratégica no âmbito da Gestão Aeronáutica, e expandam as competências em modelação iniciadas na UC de Matemática I.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Tadelis, S. (2024). Game Theory: An Introduction (2nd ed.). Princeton University Press. ISBN: 978-0-691-24941-1 Stratis, K. (2023). What Is Generative AI? O’Reilly Media. ISBN¿978¿1098162658 Espinola-Arredondo, A., & Muñoz¿Garcia, F. (2023). Game Theory: An Introduction with Step-by-Step Examples. Palgrave Macmillan. ISBN: 978-3-031-37573-0. Aumann, R.J. (2020). Lectures On Game Theory. New York, Routledge. ISBN: 978-0367162047. Jagoda, P. (2020). Experimental Games: Critique, Play, and Design in the Age of Gamification. Chicago, University of Chicago Press. ISBN: 978-0226629971. Steinberg, A., Appugliese, C., Hake, P., & Bisson, S. (2025). Generative AI for Business. O’Reilly Media, Inc. ISBN¿979¿8341622371  Russell, S., & Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach (4th ed.). Pearson. ISBN: 978-0134610993
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