-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: Integrarem-se com facilidade em organizações que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-5244
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceito, Definições e Características da Qualidade. Custos da Qualidade. Evolução da Gestão pela Qualidade total (GQT). 2. Modelos clássicos da Qualidade. Matriz de Gestão da Qualidade. 3. Ferramentas e Técnicas da Qualidade Importância das ferramentas e técnicas da Qualidade na resolução estruturada de problemas. Ferramentas clássicas da Qualidade (Fluxograma; Folhas de Recolha de Dados, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Dispersão, Cartas de Controlo). Qualidade e Metrologia. 4. Sistemas de Gestão da Qualidade (série NP EN ISO 9000) 5.Programas de Qualidade Total (modelo da EFQM) 6. Avaliação da qualidade
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: Integrarem-se com facilidade em organizações relacionadas com a aviação e que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total; Lidar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), numa perspetiva globalizante e empreendedora.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas terão teóricas e práticas. A apresentação da matéria far-se-á com base na bibliografia base estabelecida e previamente comunicada aos alunos. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente através da realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos de diferentes unidades curriculares ou cooperação intra ou inter institucional. Os alunos são incentivados para participarem na discussão dos conceitos e sua aplicação. As aulas práticas são baseadas na resolução de questões ilustrativos da aplicação daqueles conceitos em situações correntes da gestão das organizações. Determinação da classificação final: - Teste : 60% - Trabalho, participação, assiduidade: 40% Avaliação por exame final: O exame tratará os conceitos essenciais da disciplina.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pires, António (2023). Sistemas de Gestão da Qualidade (3ª edição revista e atualizada), Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não