-
Apresentação
Apresentação
A UC de Gestão de Operações tem como objetivo garantir um enquadramento para a capacidade de obtenção dos conceitos básicos para a Gestão de Operações, ou seja, as empresas necessitam de otimizar as suas operações, garantindo assim a capacidade de planear, requisitar, controlar e coordenar eficientemente os recursos necessários para produzir os bens e serviços de uma empresa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-8209
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Gestão de Operações (O1) Gestão de Operações e Competitividade (O1) Design de Produto e Processos (O2) Gestão da Cadeia de Abastecimento (O2) Gestão da Qualidade (O2) Sistema Just-in-time e Filosofia Lean (O2/O3) Gestão de Transportes (O3)
-
Objetivos
Objetivos
Permitir que o aluno compreenda as diferentes componentes da Gestão de Operações aplicada à aviação, nomeadamente: (O1) - Compreender os conceitos básicos da Gestão de Operações, (O2) - Reconhecer a necessidade que as empresas têm de otimizar suas operações para se manterem competitivas, (O3) - Capacidade de planear, solicitar e controlar com eficiência, os recursos necessários para produzir bens e serviços numa empresa aeronáutica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras para apoiar o processo de ensino-aprendizagem incluirão: Aprendizagem baseada em problemas, que consiste em apresentar aos alunos problemas complexos que requerem a aplicação de conceitos e princípios de gestão de operações para os resolver. Os alunos trabalham em grupos para analisar o problema, desenvolver soluções e apresentar as suas conclusões à turma (durante a II Conferência Anual de Operações em Movimento - Universidade Lusófona), Sala de aula invertida baseada na aprendizagem dos conceitos básicos das operações de gestão fora da sala de aula através de visitas de estudo. O tempo de aula é depois utilizado para actividades práticas, trabalho de grupo e resolução de problemas, e Gamificação, que envolve a incorporação de elementos de jogo no processo de aprendizagem para o tornar mais envolvente e interativo. Durante o semestre, os alunos podem ganhar pontos ou distintivos por completarem trabalhos ou participarem em actividades da turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Slack, N., Brandon-Jones, A. & Burgess, N. - Operations Management. Pearson, 2022. Stevenson, W.J. - Operations Management. 13th Ed. McGraw-Hill Education, 2018. Ebook. ISBN: 1259667472 Heizer, J., Render, B. & Munson, C. (2017). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition (12th edition). Pearson. ISBN: 978-1-292-14863-2 Jacobs, F. & Chase, R. (2020). Operations and Supply Chain Management (16th edition). McGraw-Hill. ISBN: 9780070172265.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não