-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de estratégias de internacionalização e inovação tem como objetivo fornecer aos alunos uma perspetiva global sobre .o impacto da Estratégia na competitividade (das empresas, das nações e das cidades). Os principais domínios de intervenção são a economia global, a cultura, a inovação, a competitividade, a corporate governance,. a internacionalização e a comunicação no contexto da estratégia empresarial. Todos estes dominios enquadrados numa perspectiva digital da economia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-11565
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Economia 4.0 e 5.0: Economia Digital;. Internet das coisas ( Internet of things); Revolucões Industriais 2.O Mundo, a Economia e a Sociedade: A mundialização da economia 3.Corporate Governance. Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) 4.A Gestão: O gestor, a empresa e a globalização. A essência da estratégia é a escolha. 5. A sócio-cultura: Envolvente Cultural; Estruturas Organizacionais das Empresas; Especialização e concorrência; Redes de trocas. 6.O papel da inovacão; Ciência, Tecnologia e Inovação. Novos Sistemas Tecnológicos; Invencão - Risco- Empreendedor. O financiamento da inovação 7.Ciclos Económicos: As 3 vagas de Tofler; A força do mercado & inovação. 8.Competitividade: Competitividade no séc. XXI, Base tecnológica de uma empresa. 9.Internacionalização; Meios/canais de transferência de tecnologia, Evolucão da estratégia de internacionalizacão. 10.Alianças: Aquisicões, fusões e parcerias estratégicas, Investimentos internacionais estratégias empresariais 11. Comunicação
-
Objetivos
Objetivos
Introduzir os conceitos fundamentais das relações entre Sociedade-Tecnologia-Ciência, como suporte da Inovação. A Inovação como fator de ganho de competitividade. A Internacionalização da economia portuguesa. Estudar os principais modelos de Estratégia no apoio à gestão das empresas; Desenvolver a noção de Alianças, Fusões e Parcerias Estratégicas como resposta às necessidade de competências, de escala e de notoriedade. Analisar as diferentes formas de internacionalização das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação na prática empresarial das matérias ministradas. Dois testes de avaliacão cada um com um peso de 50% na avaliacão final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, Rui Moreira - Deveres da Corporate Governance. Lisboa: Lidel, 2022. Carvalho, Rui Moreira - Dilema das alianças: defesa do humanismo na era da inteligência artificial. Lisboa: Lidel, 2019. Carvalho, Rui Moreira - Compreender + África, fundamentos para competir no mundo. 2a edição. Lisboa: Temas & Debates, 2010. Carvalho, Rui Moreira - A Força das Coisas: Diário de um futuro lusófono. 2a edição. Lisboa: Lisboa: Bnomics, 2014
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não