-
Apresentação
Apresentação
A UC é relevante no ciclo de estudos porque permite interiorizar a importância dos negócios internacionais; adquirir uma visão da relevância das questões sociais e culturais globais e aplicar os instrumentos de gestão de operações internacionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT72-17144
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
P1. Introdução à gestão internacional de negócios P2. A globalização dos mercados e a internacionalização da empresa P3. Cultura, ética, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade P4. Sistemas políticos e legais, intervenção governamental e integração económica regional P5. O ambiente monetário e financeiro internacional P6. Teorias de internacionalização P7. Estratégia de negócios internacionais P8. Avaliação de oportunidades de internacionalização P9. Abordagens de entrada em mercados internacionais
-
Objetivos
Objetivos
O aluno, no final da unidade curricular, deve ser capaz de: OA1: Compreender os negócios internacionais e principais participantes. OA2: Compreender a globalização do mercado. OA3: Compreender a cultura, a ética, a responsabilidade social corporativa, sustentabilidade e sua importância nos negócios internacionais. OA4: Compreender os ambientes político e legal, a natureza da intervenção dos governos, a integração regional e blocos económicos. OA5: Compreender a moeda, taxas de câmbio e seus efeitos. OA6: Compreender as teorias sobre o comércio entre nações, a internacionalização das empresas e suas estratégias para obter e sustentar a vantagem competitiva. OA7: Descrever estratégia empresarial em negócios internacionais. OA8: Compreender o processo de avaliação formal de oportunidades no mercado global. OA9: Compreender as estratégias de entrada: exportação, investimento direto estrangeiro, ventures colaborativas e modalidades contratuais como licensing e franchising.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) aplicadas são as seguintes: ME1 - Expositivas: apresentação dos conceitos e técnicas relacionados com os conteúdos programáticos ME2 - Participativas: análise e resolução de casos, simulação de gestão ME3 - Autoestudo: trabalho autónomo do aluno
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cavusgil, S., Knight, G., & Riesenberger, J. (2020). International Business: The New Realities. Global Edition, 5th edition. Pearson. ISBN: 978-1292303246 Deresky, H., & Miller, R. (2023). International Management: Managing Across Borders and Cultures, Text and Cases. Global Edition, 10th edition. Pearson. ISBN: 978-1292430362.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não