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Apresentação
Apresentação
A psicossociologia é uma U:C. que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Dá lhe uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-1736
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo. 2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios. 3. A Motivação e a Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade. 4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de). 5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social 6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão. 7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes.
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Objetivos
Objetivos
Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas; - Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção imperativamente coordenados; - Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir. - Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas que incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida. 1. Avaliação Contínua (A.C.) é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT); - participação nas aulas, e realização de exercícios nas mesmas = 10% da nota de A.C.; - 1 teste escrito (ponderação de 50% da nota final); - trabalho de grupo com defesa pública = 40% da nota da avaliação contínua. 2. Exames Finais: Exame escrito = 100% da nota.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Petit, F. (2020). Introdução à Psicossociologia das Organizações. Lisboa: edição: Instituto Piaget. Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não