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Disciplina Marketing Estratégico

  • Apresentação

    Apresentação

    Marketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Planeamento estratégico de marketing - Conceito de estratégia  - Níveis de estratégia  - Estratégias corporativas e estratégias competitivas  2.Análise estratégica  - Análise do Macroambiente  - Análise do Microambiente  - Análise do ambiente interno  3.Formulação estratégica  -  Análise do mercado (B2B e B2C) - Definição e elaboração de objetivos -  Segmentação de mercados e posicionamento 4.Plano de marketing estratégico - Definição e estrutura - Missão e Visão - Estratégias de marketing mix - Plano de manobra, ações e contingências 5.Implementação e controlo da estratégia de marketing  6.Avaliação da estratégia de marketing 
  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:  - Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial;  - Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização;  - Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais;  - Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica;  - Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases; - Construir, estruturar e implementar planos de marketing; - Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a exemplos e trabalhos em contexto real. Estudos de caso. Profissionais que se destacam na área do marketing são convidados para dar uma Aula Aberta.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18a ed). Lisboa. Dom Quixote.  Freire, A. (2020). Estratégia Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa. Bertrand.  HBR, Harvard Business Review. (2018). Marketing estratégico. Coleção HBR 10 artigos essenciais. Actual Editora.  Kotler,P., Keller,K. (2015). Marketing Management:Analysis, Planning, and Control. Prentice-Hall.  Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo . Lisboa. Lidel.  Oliveira, D. M. de (2021). Marketing estratégico. Curitiba: InterSaberes. Zenone, L. C. (2020). Fundamentos do Marketing Estratégico. Grupo Almedina. 
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