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Apresentação
Apresentação
O Direito Empresarial tem tido um desenvolvimento sem paralelo, no século XXI, constituindo uma relevantíssima área do Direito nas sociedades modernas, estando em constante evolução para acompanhar as mudanças na economia global e na tecnologia, tornando-o um campo dinâmico e desafiador. Ao longo do semestre os alunos terão a oportunidade de compreender as principais questões jurídicas que surgem no contexto empresarial, explorar aquelas evoluções e entender como elas afetam o mundo dos negócios.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-2006
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Direito Empresarial: noção e âmbito; 2. Distinção entre empresas societárias e não societárias; 3. Empresa e estabelecimento comercial; 4. O Estabelecimento individual de responsabilidade limitada (EIRL); 5. As pessoas singulares: o empresário individual, os comerciantes e as empresas comerciais individuais; 6. As sociedades comerciais: sociedades em nome coletivo, sociedades por quotas, sociedades anónimas, sociedades em comandita. 7. Conceito de capital social e património; 8. Formas de organização de sociedades plurisocietárias (SGPS e grupos de sociedades) e transnacionais; 9. O processo de constituição de uma sociedade; 10. Empresa na hora; 11. Empresa on-line; 12. A responsabilidade dos sócios nos diferentes tipos de sociedades comerciais;
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Direito Empresarial tem como objetivos dotar os alunos de gestão de conhecimentos e noções gerais de direito aplicáveis ao contexto de uma empresa ou atividade comercial, proporcionando-lhes instrumentos e ferramentas que lhes permitam apreender os aspetos jurídicos relacionados com a atividade empresarial. Na gestão de uma empresa, de uma carteira de negócios ou qualquer outra atividade económica, é necessário conhecer os instrumentos jurídicos da organização privada do mercado: entender o que é um contrato societário, como se constitui uma sociedade comercial, quais as diferentes formas de constituição de sociedades comerciais, as questões laborais, entre outras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A opção predominante pelo método expositivo resulta da natureza das matérias, que carecem de elevado grau de análise descritiva. A estruturação das aulas e a exercitação da resolução de casos são pensadas para ajudar os alunos na sua própria aprendizagem, na apreensão dos diversos conceitos, princípios e regimes e na procura de soluções tecnicamente informadas e precisas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sousa, Domingos Pereira de, Direito Empresarial, Lisboa, Quid Juris, 2020 Cunha, Paulo Olavo, Direito Empresarial para Economistas e Gestores (2020). 3a edição, Almedina, Coimbra. Correia, Miguel J. A. Pupo, Direito Comercial direito da empresa (2018). 14.a edição, Ediforum, Lisboa. Código Comercial Código das Sociedades Comerciais
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não