-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-3191
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Gestão e a sua Evolução 1.1 Gestão: conceito, funções e níveis 1.2 Gestor: tarefas e aptidões 1.3 Os papéis do gestor (Mintzberg) 1.4 A evolução da gestão 1.4.2 Escola das Relações Humanas 1.4.3 Abordagem Quantitativa, Teoria dos Sistemas; Teoria Contingencial 2. A Empresa e o seu Ambiente 2.1 A Empresa como uma Organização Social 2.2 A Empresa como um Sistema Aberto 2.3 A Empresa como um sistema de Recursos 2.4 O Ambiente da Empresa 2.5 A Cultura da Organização 3. Estratégia, Planeamento e Decisão 3.1. Planeamento 3.2 Planeamento estratégico 3.3 Tomada de Decisão 4. Organização 4.1 Objetivos e aspetos do desenho da organização 4.2 Estruturas organizacionais 4.3 Determinantes da estrutura 4.4 Autoridade, influência e poder 5. Direção 5.1 Teorias da Motivação 5.2 Liderança 5.3 Comunicação 6. Controlo 6.1 O processo de controlo e relação com o planeamento 6.2 Padrões, avaliação de desempenho e ações corretivas 6.3 Tipos de controlo.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos/competências a desenvolver são: O principal objectivo desta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações. Esta unidade constitui um ponto de partida muito útil no processo contínuo de aprendizagem dos alunos acerca da gestão e comportamento das organizações.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem (Debate de casos de estudo, apresentação de artigos académicos, resolução de trabalhos de grupo...)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações , 2ª Edição. Edições Silabo, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não