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Apresentação
Apresentação
Utilização do software Gretl para análise de séries temporais, estimação de modelos/construção e previsão. Aquisição de conhecimentos na pesquisa de Bases de Dados nacionais e internacionais. Independência na pesquisa de dados, na sua interpetação e transformação com recurso a técnicas estatísticas adquiridas na disciplina de Estatística do ano anterior. Identificação das principais propriedadas matemáticas em séries temporais com vista à aplicação da designada Metodologia Box-Jenkins, técnica essencial à previsão de modelos na disciplina de Métodos Matemáticos de Previsão. Construção de estimações e previsões. Análise crítica dos resultados e comparação com aqueles que seriam os resultados expectáveis.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-3523
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Revisões de Estatística 2. Modelos de Regressão Linear com séries temporais com recurso ao Método dos Mínimos Quadrados com restrições 3. Componentes de uma série: Tendência Sazonalidade Ciclos Observações anómalas (outliers) 4. A estacionariedade de uma série e os testes de Dickey Fukller 5. A Metodologia Box-Jenkins Modelos Auto-Regressivos, AR Modelos de Média Móvel, MA Modelos ARMA, ARIMA e SARIMA 6. Estimação e validação de modelos Seleção de modelos 7. Previsão
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão adquirir conhecimentos de modo a que sejam proficientes na construção de modelos de previsão no curto prazo com base na metodologia de Box-Jenkins) e com o softaware utilizado em aula. Devem adquirir autonomia na pesquisa de informação em Bases de Dados diversas e organização na recolha de informação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Regime de Avaliação : Um teste Intermédios (30% cada), Teste Final (50%) e Avaliação em Aula (dois casos de estudo - 10%). Treinar em Gretl incentiva os alunos a pesquisar dados e a ganhar uma maior sensibilidade às matérias
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gujarati, Damodar - Basics Econometrics. 4th, McGraw-Hill Amaro A., 2012 Caiado, J. (2016). Métodos de Previsão em Gestão: com aplicações em Excel. 2ª edição. Edições Sílabo Franses, Philip Hans, 1998, Time Series Models for Business and Economic Forecasting, Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não