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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular procura desenvolver competências transversais na área da negociação, motivação e liderança fundamentais para o exercício da atividade profissional na Gestão. Com uma componente fortemente ativa, a UC propõe o desenvolvimento de várias atividades que requerem a utilização dos conhecimentos abordados de forma mais expositiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-4178
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Grupos e equipas nas organizaçõe CP2. Comunicação CP3. Conflito Conceitos e elementos-chave Fases de desenvolvimento do conflito Técnicas e estratégias de gestão de conflito CP4. Negociação Conceitos, elementos-chave Fases do processo de negociação Estilos de negociação Modelos de negociação Estratégias, técnicas e táticas Erros negociais Ética na negociação CP5. Motivação no contexto laboral Motivação intrínseca vs extrínseca Teorias de Motivação Motivação e desempenho profissional Causas e consequências da desmotivação no trabalho Relação entre satisfação e motivação CP6. Processos de Liderança Teorias de Liderança Liderança vs Gestão Liderança de equipas
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Argumentar criticamente o papel dos grupos e das equipas nas organizações: Conceitos e fases de desenvolvimento de grupos OA2.Argumentar a importância da comunicação eficaz na gestão, em particular no que concerne à negociação, motivação e liderança OA3. Identificar e reconhecer princípios gerais da comunicação eficaz, incluindo o feedback construtivo OA4. Definir conflito adequadamente, descrevendo as fases de desenvolvimento do conflito e identificando as principais técnicas e estratégias de gestão de conflito OA5. Definir Negociação, descrevendo o seu processo e elementos-chave OA6. Identificar e reconhecer técnicas de Negociação e sua aplicabilidade OA7. Identificar e reconhecer técnicas de Motivação e sua aplicabilidade OA8. Identificar e reconhecer técnicas de Liderança e sua aplicabilidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matérias concetuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal. Nesse sentido, são apresentados pelos alunos em sala os estudos de caso e artigos cientificos sobre as várias temáticas dos conteúdos programáticos. Os alunos desenvolvem assim uma reflexão critica sobre os temas. - Participação nas atividades das aulas (5%) + Apresentação de Reflexão em Grupo (20%) = 25% - Teste (com consulta) = 45% - Trabalho de Grupo - Apresentação (10%) + Relatório Escrito (20%) = 30%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Robbins, S; Judge, T. (2017). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (17th edition) Cunha, M. P.; Rego, A. ; Cardoso, Carlos; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição. Stothart, C. (2022). Motivation: the ultimate guide to leading your team. Taylor & Francis. Cunha, M., & Rego, A. (2020). Liderar no novo normal. Sílabo. Galloway, L. (2022). Leadership: perspectives from practice. Sage. Artigos específicos sobre os conteúdos programáticos facultados pelo docente para os alunos fazerem a reflexão critica e apresentação semanal em aula
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não