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Disciplina Marketing Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de marketing Operacional tem grande pertinência na licenciatura em Gestão de Empresas, em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências na definição do produto ou serviço, preço, locais onde comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio em qualquer setor. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução ao Marketing Operacional  1.1 - Conceito de marketing  1.2 - O marketing estratégico e o marketing operacional  1.3 - Os componentes do marketing mix  2 - Política de Produto (bem, serviço ou ideia)  2.1 - Características intrinsecas do produto 2.2 - Os serviços associados ao produto 2.3 - Inovação e Desenvolvimento de novos produtos. 3 - Política de Preço 3.1 - Factores influenciadores na colocação do preço 3.2 - Estratégias de preço 3.3 - Critérios de fixação do preço 4 - Política de Distribuição 4.1 - Caracterização dos Canais de Distribuição 4.2 - Desenho e Desenvolvimento dos Canais de Distribuição Inválido para efeito de certificação 4.3 - Gestão dos canais e Merchandising 5 - Política de Comunicação 5-1 - O mix da comunicação: Publicidade, Promoções, Relações Públicas, Força de Vendas, Marketing Directo, patrocínio e mecenato. 5-2 - A estratégia integrada de comunicação 5.3 - Influência do marketing digital na política de comunicação 
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do pensamento analítico, estimulando o pensamento criativo para a aplicação do Marketing Operacional. Aplicar os conhecimentos e técnicas ministradas, com a realização de estudos de caso em contexto real, de forma a estimular a compreensão do papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. Perceber como se implementam, desenvolvem e gerem os componetes do marketing mix. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas sessões teórico-práticas. Os alunos desenvolverão estudos de casos em aula com posterior apresentação. Há ainda a previsão de elaboração de um trabalho final para aprofundar conhecimentos específicos em um caso real à escolha dos estudantes. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18a ed). Lisboa. Dom Quixote. Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021). Marketing 5.0 : tecnologia para a humanidade. Lisboa. Actual Kotler, P. Armstrong, G. (2013). Principles of Marketing , 15th Edition, Pearson Education International. 
INSCRIÇÃO AVULSO
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