-
Apresentação
Apresentação
A Gestão de Operações (GO) ocupa-se do desenho, gestão e melhoria contínua dos processos que permitem criar e entregar ao cliente os produtos e serviços da empresa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-8209
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução à gestão de Operações. Conceitos básicos: Operações e Produtividade. Técnicas para a Gestão de Projetos: CPM/ PERT; Compromissos custo - tempo. II. Análise e Gestão de Processos. Análise de processos. Gestão da Qualidade: Controlo Estatístico da Qualidade (CEQ); Metodologia 6-sigma de melhoria contínua. Planeamento Agregado: Estratégias de perseguição e nivelamento. Programação e Controlo de Operações: Regras de Sequenciamento. Filas de Espera: Modelos MM1 e MMS. III. Gestão da Cadeia de Abastecimento: Conceitos. Técnicas de produção Lean : JIT, Kanban. Gestão de Stocks: Classificação ABC; Lote económico; Modelos de quantidade fixa, procura constante e aleatória; Modelo de período fixo, procura aleatória. Planeamento e gestão de stocks com procura dependente.
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conceitos, modelos e técnicas de gestão de operações, que permitam a compreensão e participação nos processos de melhoria do funcionamento das operações das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São constituídos grupos de trabalho em aula, e os alunos são desafiados a aplicar os conteúdos lecionados a problemas reais da àrea da Gestão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cachon, G. & Terwiesch, C. (2023). Matching Supply with Demand: An Introduction to Operations Management, 5th edition. McGraw-Hill. ISBN 9781264073009 Heizer, J., Render, B. & Munson, C. (2017). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th edition. Pearson. ISBN: 978-1-292-14863-2 Jacobs, F. & Chase, R. (2020). Operations and Supply Chain Management, 16th edition. McGraw-Hill. ISBN: 9780070172265.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim