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Apresentação
Apresentação
O pensamento crítico esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno, aliada a uma forte dimensão cultural.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-117
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo. Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Implicações culturais e éticas da sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos, tecnológicos e ambientais, contemporâneos na gestão dos recursos humanos, tais como a xenofobia, as migrações, a mudança global, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas) e das maiorias (o gender gap), o envelhecimento da população, muticulturalismo, a gestão dos recursos humanos pela inteligência artificial e as alterações climáticas.
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Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular visa: a) Conhecer alguns temas/problemas e algumas das mais importantes correntes do pensamento contemporâneo. b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão dos recursos humanos. c) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida. d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade. e) desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado. f) reflectir sobre os conflitos culturais e globais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. O filme O Escândalo, realizado por Jay Roach, relaciona-se com os conteúdos da UC. Esta UC rege-se pelo sistema de avaliação contínua (AC) de conhecimento e competências adquiridas. A AC requer: Apresentação oral de um tema/problema (40%), . Frequência (50%). Participação nas aulas (10%), que inclui a obrigatoriedade da análise SWOT das apresentações orais. Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exam
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garcia-Arroyo, J., & Osca, A. Big data contributions to human resource management: a systematic review. The International Journal of Human Resource Management, 2019. 32(20), 4337–4362. https://doi.org/10.1080/09585192.2019.1674357 Gosney, Matthew, Hugh, Claretta. The History of Human Resource Development. Understanding the Unexplored Philosophies, Theories, and Methodologies. Palgrave, Macmillan, 2016. Jackson, L., van de Vijver, F. Multiculturalism in the workplace: Model and test. SA Journal of Human Resource Management, 2018, 1-16. Liu, Y., Tang, Y. Human Resource Management Theory and Its Inspiration. In: Enterprise Organization Engineering. Springer, Singapore, 2023. https://doi.org/10.1007/978-981-99-1094-6_6 Scherer AG, Neesham C, Schoeneborn D, Scholz M. New Challenges to the Enlightenment: How Twenty-First-Century Sociotechnological Systems Facilitate Organized Immaturity and How to Counteract It. Business Ethics Quarterly. 2023;33(3):409-439. doi:10.1017/beq.2023.7
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim