filmeu

Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    O pensamento crítico esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno, aliada a uma forte dimensão cultural.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo. Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Implicações culturais e éticas da sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos, tecnológicos e ambientais, contemporâneos na gestão dos recursos humanos, tais como a xenofobia, as migrações, a mudança global, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas) e das maiorias (o gender gap), o envelhecimento da população, muticulturalismo, a gestão dos recursos humanos pela inteligência artificial e as alterações climáticas. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular visa: a) Conhecer alguns temas/problemas e algumas das mais importantes correntes do pensamento contemporâneo. b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão dos recursos humanos. c) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida. d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade. e) desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado. f) reflectir sobre os conflitos culturais e globais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. O filme O Escândalo, realizado por Jay Roach, relaciona-se com os conteúdos da UC.  Esta UC rege-se pelo sistema de avaliação contínua (AC) de conhecimento e competências adquiridas. A AC requer: Apresentação oral de um tema/problema (40%), . Frequência (50%). Participação nas aulas (10%), que inclui a obrigatoriedade da análise SWOT das apresentações orais. Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exam
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Garcia-Arroyo, J., & Osca, A. Big data contributions to human resource management: a systematic review. The International Journal of Human Resource Management, 2019. 32(20), 4337–4362. https://doi.org/10.1080/09585192.2019.1674357 Gosney, Matthew, Hugh, Claretta. The History of Human Resource Development. Understanding the Unexplored Philosophies, Theories, and Methodologies. Palgrave, Macmillan, 2016. Jackson, L., van de Vijver, F. Multiculturalism in the workplace: Model and test. SA Journal of Human Resource Management, 2018, 1-16. Liu, Y., Tang, Y. Human Resource Management Theory and Its Inspiration. In: Enterprise Organization Engineering. Springer, Singapore, 2023. https://doi.org/10.1007/978-981-99-1094-6_6  Scherer AG, Neesham C, Schoeneborn D, Scholz M. New Challenges to the Enlightenment: How Twenty-First-Century Sociotechnological Systems Facilitate Organized Immaturity and How to Counteract It. Business Ethics Quarterly. 2023;33(3):409-439. doi:10.1017/beq.2023.7
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios