-
Apresentação
Apresentação
Os inúmeros escândalos financeiros, a transição para a economia digital, a (crise) da globalização, a pandemia covid-19, a clise climática, implicam a introdução de considerações éticas na pratica dos gestores de recursos humanos. Neste contexto, esta unidade curricular propicia instrumentos conceptuais para apoiar as decisões éticas dos gestores de GRH.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT38-13797
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas e no mundo. 2.Teorias éticas normativas: deontologia, utilitarismo, ética das virtudes e do cuidar. 3. Responsabilidade social legal, económica e ética. 3.1. Responsabilidade Social instrumental vs intrínseca e minimalista vs maximalista. 4.Sustentabilidade social, económica e ambiental. 5. O contributo das Organizações para o desenvolvimento sustentável no contexto da globalização. multinacionais e direitos humanos. 6. Certificação das empresas. 7. Balanço social de uma empresa. 8. Principais sistemas de normalização e codificação da ética, responsabilidade social e sustentabilidade no contexto da gestão integrada. 9. Códigos de ética e auditoria. 10. Casos concretos: suborno e corrupção, questões éticas no trabalho (contratação, promoções, disciplina, salários, segurança), direitos dos trabalhadores (emprego, ação afirmativa para promover a diversidade (género, racial, étnica, religiosa)), tríade negra ...
-
Objetivos
Objetivos
No final da U.C. os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer e aplicar os conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade (ERSS). 2. Conhecer os referenciais normativos e os respectivos requisitos associados à ERSS e os requisitos para implementar os principais sistemas de normalização da ética, responsabilidade social e sustentabilidade. 3. Compreender e aplicar os conceitos e teorias de ERSS, a importância do desenvolvimento dos sistemas de gestão integrada nas organizações e o seu contributo para a Sustentabilidade. 4. Avaliar os sistemas de Gestão da Responsabilidade Social e o seu impacto na sustentabilidade das empresas. 5. Elaborar trabalhos práticos e análise de estudos de casos para conhecer a realidade das empresas. 6. Aprender a pensar criticamente sobre ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Método dialógico de apresentação dos conteúdos programáticos. 2. Estudo de casos práticos que promovam a aplicação das normas de ERSS. 3. Testemunhos de gestores de diferentes organizações sobre a implementação de ERSS. 4. Visitas a empresas de referência na ERSS e/ou participação em eventos importantes relativos às áreas de conhecimento. Avaliação Avaliação contínua Assiduidade e participação nas aulas, com a ponderação de (10%). Um teste escrito com a ponderação de 50%. Trabalho prático de grupo com a ponderação de 40%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Camilleri, M. A. Corporate Sustainability, Social Responsibility and Environmental Management: An Introduction to Theory and Practice with Case Studies. Malta: Springer. 2017. ISBN: 978-3-319-46849-5 (ISBN). Carroll, A. B. Brown, J., Buchholtz, A. Business & Society: Ethics, Sustainability & Stakeholder Management. Boston: Cengage. 2021. ISBN: 978-0-357-71862-9. Freeman, R. E. (coord). Strategic management. Stakeholder Approach. New York: Cambridge University Press. Santos. 2010. ISBN (Electronic): 9781139192675; ISBN (Print): 9780521151740. Solomon, R. A ética empresarial. Crítica, 2004. pp. 1-8. ISSN 1749-8457 Van Tulder, R., Giuliani, E., and Álvarez, I. (Eds.) International Business and Sustainable Development Goals (Progress in International Business Research, Vol. 17), Emerald Publishing Limited, Leeds, pp. i-xxii. 2023. https://doi.org/10.1108/S1745-886220230000017019
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não