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Disciplina Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Os inúmeros escândalos financeiros, a transição para a economia digital, a (crise) da globalização, a pandemia covid-19, a clise climática, implicam a introdução de considerações éticas, de responsabilidade social e sustentabilidade na prática dos gestores de recursos humanos. Neste contexto, esta unidade curricular propicia os instrumentos conceptuais para apoiar as decisões éticas, socialmente responsáveis, sustentáveis e transversais a todos os domínios de atuação dos gestores de GRH.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

       CP1. Princípios éticos em GRH:   deontologia, utilitarismo, ética das virtudes e do cuidar.     CP1.1. Dilemas e problemas éticos.     CP1.2. Principais sistemas de normalização, certificação e codificação da ética em GRH. Códigos de conduta. Auditoria ética.O provedor de Ética. Canal de Denúncia Interna. CP2. Conceito  de  responsabilidade social empresarial:  Responsabilidade social económica, jurídica e ética. Responsabilidade social íntrinseca e instrumental.     CP2.1.  Principais sistemas de normalização, certificação e codificação da responsabilidade social  em GRH. CP3. Conceito de sustentabilidade. Sustentabilidade económicam social e ambiental. Normalização e codificação da sustentabilidade em GRH.   CP4. Análise de  casos concretos: suborno e corrupção,  discriminações (género, racial, étnica, religiosa) e acção afirmativa;  impacto da Inteligência Artificial  e das alterações climáticas na GRH.  
  • Objetivos

    Objetivos

        No final da U.C. os alunos devem ser capazes de:  OA1. Compreender o conceito de Ética  e as principais teorias éticas normativas  OA2. Identificar, analisar e avaliar as implicações dos problemas e dilemas éticos na GRH, a nível nacional, internacional e global. OA3. Entender a importância da responsabilidade social na GRH, a nível nacional, internacional e global.  OA4. Identificar e traçar estratégias para a implementação de práticas  sustentáveis em GRH. OA5. Conhecer e implementar  principais sistemas de normalização da ética, responsabilidade social e sustentabilidade.  OA6. Analisar casos concretos de práticas éticas, socialmente responsáveis e sustentáveis.  OA7. Aprender a pensar criticamente sobre ética, responsabilidade social, e sustentabilidade.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC privilegia o: M1. Método dialógico de apresentação dos conteúdos programáticos.  M2. A análise crítica da teoria aplicada à realidade e  debates individuais e em grupo sobre os conteúdos progrmáticos.  M3. Estudo de casos práticos que promovam a aplicação das normas de ERSS.  M4. Testemunhos de gestores de diferentes organizações sobre a implementação de práticas e estratégias de ERSS na GRH.  M5. Visitas a empresas de referência na ERSS na GRH e/ou participação em eventos importantes relativos às áreas de conhecimento. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Amrutha, V.N. Geetha, S.N. A systematic review on green human resource management: Implications for social sustainability, Journal of Cleaner Production 2020, 247, 119131.   Cooke, F. L., Dickmann, M., & Parry, E. Building sustainable societies through human-centred human resource management: emerging issues and research opportunities. The International Journal of Human Resource Management, 2022. 33(1), 1–15. https://doi.org/10.1080/09585192.2021.2021732  Kreismann, D., & Talaulicar, T. Business Ethics Training in Human Resource Development: A Literature Review. Human Resource Development Review, 2021, 20(1), 68-105. https://doi.org/10.1177/1534484320983533   Mara Del Baldo. Corporate Social Responsibility, Human Resource Management and Corporate Family Responsibility. When A Company Is “The Best Place to Work”: Elica Group, The Hi-Life Company, Economic Research-Ekonomska Istra¿ivanja, 2013, 26:sup1, 201-224, DOI: 10.1080/1331677X.2013.11517648  
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