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Apresentação
Apresentação
Os inúmeros escândalos financeiros, a transição para a economia digital, a (crise) da globalização, a pandemia covid-19, a clise climática, implicam a introdução de considerações éticas, de responsabilidade social e sustentabilidade na prática dos gestores de recursos humanos. Neste contexto, esta unidade curricular propicia os instrumentos conceptuais para apoiar as decisões éticas, socialmente responsáveis, sustentáveis e transversais a todos os domínios de atuação dos gestores de GRH.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT38-13797
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Princípios éticos em GRH: deontologia, utilitarismo, ética das virtudes e do cuidar. CP1.1. Dilemas e problemas éticos. CP1.2. Principais sistemas de normalização, certificação e codificação da ética em GRH. Códigos de conduta. Auditoria ética.O provedor de Ética. Canal de Denúncia Interna. CP2. Conceito de responsabilidade social empresarial: Responsabilidade social económica, jurídica e ética. Responsabilidade social íntrinseca e instrumental. CP2.1. Principais sistemas de normalização, certificação e codificação da responsabilidade social em GRH. CP3. Conceito de sustentabilidade. Sustentabilidade económicam social e ambiental. Normalização e codificação da sustentabilidade em GRH. CP4. Análise de casos concretos: suborno e corrupção, discriminações (género, racial, étnica, religiosa) e acção afirmativa; impacto da Inteligência Artificial e das alterações climáticas na GRH.
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Objetivos
Objetivos
No final da U.C. os alunos devem ser capazes de: OA1. Compreender o conceito de Ética e as principais teorias éticas normativas OA2. Identificar, analisar e avaliar as implicações dos problemas e dilemas éticos na GRH, a nível nacional, internacional e global. OA3. Entender a importância da responsabilidade social na GRH, a nível nacional, internacional e global. OA4. Identificar e traçar estratégias para a implementação de práticas sustentáveis em GRH. OA5. Conhecer e implementar principais sistemas de normalização da ética, responsabilidade social e sustentabilidade. OA6. Analisar casos concretos de práticas éticas, socialmente responsáveis e sustentáveis. OA7. Aprender a pensar criticamente sobre ética, responsabilidade social, e sustentabilidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC privilegia o: M1. Método dialógico de apresentação dos conteúdos programáticos. M2. A análise crítica da teoria aplicada à realidade e debates individuais e em grupo sobre os conteúdos progrmáticos. M3. Estudo de casos práticos que promovam a aplicação das normas de ERSS. M4. Testemunhos de gestores de diferentes organizações sobre a implementação de práticas e estratégias de ERSS na GRH. M5. Visitas a empresas de referência na ERSS na GRH e/ou participação em eventos importantes relativos às áreas de conhecimento.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amrutha, V.N. Geetha, S.N. A systematic review on green human resource management: Implications for social sustainability, Journal of Cleaner Production 2020, 247, 119131. Cooke, F. L., Dickmann, M., & Parry, E. Building sustainable societies through human-centred human resource management: emerging issues and research opportunities. The International Journal of Human Resource Management, 2022. 33(1), 1–15. https://doi.org/10.1080/09585192.2021.2021732 Kreismann, D., & Talaulicar, T. Business Ethics Training in Human Resource Development: A Literature Review. Human Resource Development Review, 2021, 20(1), 68-105. https://doi.org/10.1177/1534484320983533 Mara Del Baldo. Corporate Social Responsibility, Human Resource Management and Corporate Family Responsibility. When A Company Is “The Best Place to Work”: Elica Group, The Hi-Life Company, Economic Research-Ekonomska Istra¿ivanja, 2013, 26:sup1, 201-224, DOI: 10.1080/1331677X.2013.11517648
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não