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Disciplina Socioeconomia Política da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    Dar a conhecer os antecedentes, principais momentos e realizações de integração na Europa, nas vertentes económica, social, política e institucional com vista à aquisição de uma consciência de cidadania europeia. A União Europeia ¿não é um território, mas uma consciência comum¿. Promove-se ainda a aquisição de conhecimento acerca do funcionamento das Instituições da União Europeia, tal como a obtenção de maior informação sobre os outros Estados-Membros, contribuindo assim para a uma maior mobilidade em termos de aquisição de qualificações e competências, e também para um mercado de trabalho da União Europeia mais eficiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.A construção da União Europeia: as dificuldades atuais e a evolução histórica.  1.1. A crise monetária, a crise económica: cenários para o futuro da União Europeia ¿ Blocos económicos e sobrevivência.  1.2. As etapas da construção europeia.  2. A União Europeia: Tratados e Instituições  3. A integração Económica e Monetária.  3.1. Do Mercado Comum ao Mercado Único. 3.2. A estratégia para o crescimento e emprego ¿ emprego verde ¿ política energética e sustentabilidade ambiental.  4. A Agenda Europeia.  4.1. Da estratégia de Lisboa à Estratégia Europa 2020.  4.2. Desafios Estratégicos.  5. Os problemas da competitividade e da coesão da Europa.  5.1. A União Europeia no contexto da economia mundial  5.2. A Coesão Económica e Social.  5.3. Política Social e regional.  6. O mercado de trabalho europeu.  6.1. A política de emprego.  6.2. A política de proteção social.  6.3. A política de formação e educação 7. A Constituição para  a União Eueropeia 7.1. Federalismo: principios e modelos.   
  • Objetivos

    Objetivos

     Adaptabilidade a novos ambientes e contextos. - Consciencialização social e orientação ética. - Abertura à inovação (I&D). - Adaptação a meios sociais e culturais diversos (multiculturalismo) - Gestão das diversidades socioculturais- económicas. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São realizados ao longo das aulas pequenos trabalhos teórico-práticos de grupo, quer sobre os diversos Estados-Membros, como sobre temas previamente selecionados. A avaliação contínua é composta pela avaliação do desempenho do aluno durante o semestre. Presença a 75% das aulas com participação ativa no decorrer das mesmas. A ponderação do teste é de 50%, a do relatório com a respetiva discussão é de 40%, os restantes 10% serão para o conjunto dos outros elementos de avaliação (assiduidade, pontualidade, participação).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MANUEL, Carlos Lopes, Teoria de Integração e Políticas Comunitárias: Face aos desafios da Globalização. 4ª Ed. Lisboa: Terramar, 2009.  MARQUES, Paulo. Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020 ¿ Para onde caminha o modelo social europeu. Lisboa: Principia, 2011.  POLANY, K., A grande transformação: as origens políticas e económicas do nosso tempo. L i s b o a : E d i ç õ e s 7 0 , 2 0 1 2 .  PORTO, Manuel Carlos Lopes, Teoria de Integração e Políticas Comunitárias: Face aos desafios da Globalização. 4ª Ed. Lisboa: Terramar, 2009.  SOULIER, Gérard, A Europa. História, civilização, instituições. Lisboa. Instituto Piaget. 2011.  
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