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Apresentação
Apresentação
A UC pretende conhecer as principais evoluções da Gestão de Recursos Humanos, tanto na sua vertente histórica como conceptual, nomeadamente as principais correntes da GRH, desde as suas fundações até aos nossos dias. Compreender os diferentes paradigmas em função dos quais se desenvolveram as políticas e as práticas de GRH durante o séc. XX e início do séc. XXI. Pretende-se que os alunos conheçam e saibam interpretar as principais transformações estruturais por que passou a Função RH até aos nossos dias.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7123
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Gestão de recursos humanos no contexto da evolução global: a diversidade da força de trabalho; o impacto da evolução tecnológica; alterações económicas; projeções futuras da força de trabalho. 2. O papel da Função Recursos Humanos. Conceito, objetivos e evolução. Perspetivas de evolução na Função Recursos Humanos: novos papéis, novas competências. A ética em gestão de recursos humanos. 3. Principais correntes teóricas com impacto na Função Recursos Humanos: Taylorismo; Escola das Relações Humanas; Teoria Geral dos Sistemas; Corrente Sócio-Técnica; Abordagem Contingencial; Teorias do Capital Humano; Gestão do Conhecimento. 4. A Função Recursos Humanos como parceiro estratégico. Políticas de Gestão de Recursos Humanos. O Marketing Interno. Introdução às práticas de Gestão de Recursos Humanos: Descrição e análise de funções; Recrutamento / seleção; Gestão de desempenho; Formação; Gestão de competências; Gestão de recompensas; Carreiras; Saúde e Segurança no Trabalho.
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer as correntes teóricas e modelos explicativos em GRH; - Perceber a integração da função Recursos Humanos no conjunto das funções organizacionais; - Saber adaptar a GRH aos diversos contextos organizacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrerão com base numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de casos práticos, exposições teóricas, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. Os alunos preparam os temas com base em pesquisas, apresentam e discutem-nos. A avaliação pode ser contínua ou através de um exame. A avaliação contínua é composta pela avaliação do desempenho do aluno durante o semestre, através de um teste (50% da nota) e da realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais e grupais, sobre temas indicados pelos professores (50% da nota final).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, L. C., Bernardo, M. R. M., Sousa, I. D. & Negas, M. C. (2021). Gestão das organizações. Uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo. Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim