-
Apresentação
Apresentação
A UC, que integra uma das seis áreas referenciais da GRH, abrange o estudo dos processos, conteúdos e mecanismos organizacionais indispensáveis ao cumprimento da vasta legislação de condições de trabalho, emergente dos normativos comunitários e, inerentemente, nacionais. A área de Saúde e Segurança do Trabalho é gerida, na quase totalidade das organizações, na dependência da DRH razão pela qual assume um papel determinante para a obtenção de boas condições de trabalho e, inerentemente, de melhoria dos indicadores gerais de recursos humanos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7131
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.Interação entre SST e GRH CP2.Sistema Nacional de Prevenção de Riscos Profissionais: áreas de regulação e de controlo CP3. A gestão da SST na empresa: as obrigações dos empregadores em SST CP4.A organização das actividades de SST:: serviços internos, comuns e externos CP5.Seleccção, pela GRH, de recursos externos CP6.Actividades dos serviços de SST: funções essenciais CP7.A dimensão económica da SST CP8.Actividade ao nível da Saúde do Trabalho CP9.Prevenção de riscos psicossociais CP10.Actividade em Segurança do Trabalho CP11. Riscos associados às condições ambientais de trabalho e riscos ergonómicos
-
Objetivos
Objetivos
O1-Desenvolver competências que permitam aos futuros gestores de pessoas compreender as responsabilidades legais e empresariais na adopção de medidas de prevenção, visando assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro; O2-Participar na definição da política de SST, planeamento da prevenção, avaliação de riscos, controlo e monitorização da actividade; O3- Saber articular as intervenções dos diferentes actores, nomeadamente Técnicos Superiores de ST, médicos do trabalho, responsáveis de RH, responsáveis de produção e organismos da rede de prevenção O4-Conhecer as actividades em matéria de saúde no trabalho; O5--Compreender a dinâmica dos factores de risco psicossocial e as medidas de prevenção O6-Reconhecer os conteúdos inerentes à segurança do local de trabalho e eliminação do risco de acidente; O7-Monitorizar as actividades de prevenção de doenças profissionais emergentes do ambiente de trabalho e das condições ergonómicas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
-Aprendizagem baseada na resolução de problemas e na utilização de pensamento crítico; -Metodologias interativas, consubstanciadas em estudo de casos, jogos pedagógicos, simulações, miniensaios e debates; -Aprendizagem colaborativa (jigsaw)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-Freitas, L.C. (2024) .Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Edições Siíabo (5ª edição).Lisboa. ISBN: 9789895610266 -CCOHS (2017). Human Resources Management and Occupational Health and Safety. Canadian Centre for Occupational Health and Safety. Hamilton. -Freitas, L.C. e Cordeiro, T. (2013). Segurança e Saúde do Trabalho -Guia para Micro, Pequenas e Médias Empresas. Edição ACT. Lisboa.ISBN978-989-8076-83-0 Madsen, C. U., Kirkegaard, M. L., Dyreborg, J., & Hasle, P. (2020). Making occupational health and safety management systems ‘work’: A realist review of the OHSAS 18001 standard. Safety Science, 129, 104843. Tremblay, A., & Badri, A. (2018). Assessment of occupational health and safety performance evaluation tools: State of the art and challenges for small and medium-sized enterprises. Safety science, 101, 260-267.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim