filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional: Estruturas e Processos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Comportamento Organizacional Estruturas e Processos tem como objetivos: Promover a compreensão da importância e evolução dos modelos explicativos dos comportamentos de conflito e negociação; Entender e aplicar os métodos organizacionais utilizados pelas organizações para lidar com os conflitos; Definir e aprofundar os principais conceitos de política, poder e negociação; Identificar e caracterizar os diferentes tipos de estrutura organizacional; Clarificar o conceito de cultura organizacional e de a distinguir de clima organizacional, assim como de esclarecer como estes se articulam.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conflito e negociação Conceitos e tipologias Vantagens e desvantagens Como gerir Processos e dinâmicas de negociação Poder e política Conceitos e abordagens politicas das organizações Bases e fontes de poder nas organizações Estrutura organizacional Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais Modelos clássicos Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais: Cultura & Clima Organizacional Definição da cultura organizacional Modelos de cultura organizacional Definição do clima organizacional
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes: De reconhecer os diferentes tipos de conflito e poder nas organizações e as estratégias mais adequadas para os gerir ou mitigar, incluindo a negociação; Identificar e descrever os diferentes tipos de estrutura e cultura organizacionais, e a relação destas com o clima organizacional. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização da estratégia de uma organização. Os alunos são encorajados a identificar uma organização, assim como caracterizar a sua estrutura, cultura e clima. Os alunos serão ainda encorajados a refletir e establecer ligações entre os resultados do seu diagnóstico realizado e aspetos da restante matéria lecionada em COEP e COIG.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cunha, M. P., Rego, A., Cardoso, C., Cunha, R., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição. Caetano, A. , Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo, 1ª Edição. Neves, J. G., Simões, E., & Garrido, M. V. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Silabo, 3ª Edição. Simões, E. (2023). Negociação–Fundamentos, Competências e Prática.Edições Sílabo.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios