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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Comportamento Organizacional Estruturas e Processos tem como objetivos: Promover a compreensão da importância e evolução dos modelos explicativos dos comportamentos de conflito e negociação; Entender e aplicar os métodos organizacionais utilizados pelas organizações para lidar com os conflitos; Definir e aprofundar os principais conceitos de política, poder e negociação; Identificar e caracterizar os diferentes tipos de estrutura organizacional; Clarificar o conceito de cultura organizacional e de a distinguir de clima organizacional, assim como de esclarecer como estes se articulam.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7132
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conflito e negociação Conceitos e tipologias Vantagens e desvantagens Como gerir Processos e dinâmicas de negociação Poder e política Conceitos e abordagens politicas das organizações Bases e fontes de poder nas organizações Estrutura organizacional Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais Modelos clássicos Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais: Cultura & Clima Organizacional Definição da cultura organizacional Modelos de cultura organizacional Definição do clima organizacional
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes: De reconhecer os diferentes tipos de conflito e poder nas organizações e as estratégias mais adequadas para os gerir ou mitigar, incluindo a negociação; Identificar e descrever os diferentes tipos de estrutura e cultura organizacionais, e a relação destas com o clima organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização da estratégia de uma organização. Os alunos são encorajados a identificar uma organização, assim como caracterizar a sua estrutura, cultura e clima. Os alunos serão ainda encorajados a refletir e establecer ligações entre os resultados do seu diagnóstico realizado e aspetos da restante matéria lecionada em COEP e COIG.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cunha, M. P., Rego, A., Cardoso, C., Cunha, R., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição. Caetano, A. , Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo, 1ª Edição. Neves, J. G., Simões, E., & Garrido, M. V. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Silabo, 3ª Edição. Simões, E. (2023). Negociação–Fundamentos, Competências e Prática.Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não