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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa aprofundar a temática das competências em contexto organizacional e compreender a problemática de aquisição de competências numa perspetiva sistémica na organização. Pretende-se ainda que os alunos saibam avaliar competências e a sua ligação ao sistema de GRH: estratégias técnicas e instrumentos, bem como analisar políticas de avaliação integradas de competências e o entendimento da sua importância para a GRH.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7133
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento da Gestão de Competências na GRH A importância do reskilling e upskilling no contexto organizacional atual O que é a Gestão por competências A Gestão por Competências e a Gestão de Pessoas A Gestão por Competência e a Gestão do Conhecimento - Definição de Competência e os contributos para a GRH Diferentes perspetivas sobre as competências Conceito de Competência e os principais contributos Evolução das perspetivas de competências - Modelos de Competências Conceitos teóricos A importância dos modelos de competências: GRH baseada em competências Tipologias de competências Competências para o novo contexto organizacional Exemplos de modelos de competências - Metodologia do Sistema de Gestão de Competências Identificação de competências-chave Descrição do portefólio de competências-chave Avaliação das competências Conceção de planos de ação de desenvolvimento de competências Avaliação do desempenho das competências
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Objetivos
Objetivos
OA1: Conhecer e saber analisar as diferentes perspetivas sobre o conceito de competências. OA2: Saber definir operacionalmente uma competência. OA3: Compreender as diferenças entre as abordagens tradicionais de GRH e as centradas em competências. OA4: Distinguir e avaliar vários sistemas de gestão por competências. OA4: Descrever e desenvolver uma metodologia de gestão por competências.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem são: - Método expositivo interativo - com colocação de questões e situações para promover o pensamento critico dos alunos - Aprendizagem baseada em problemas - Aprendizagem baseada em projetos - O trabalho de grupo tem uma parte que é desenvolvido em aula com a tutoria do docente, consistindo na criação e definição de competências tendo por base uma empresa real (sempre que possível). Procura-se estimular a procura da empresa pelo aluno, assim como o contacto para recolha de informação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ceitil, M. (2016). Gestão e desenvolvimento de competências (2nd ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Elliot, A., Dweck, C. & Yeager, D. (2017) Handbook of Competence and Motivation: theory and Application (2nd ed.). London: The Guilford Press Kupczyk, T & Stor, M. (2017). Competency Management: theory, research & business practice. Wroclaw: University of Business in Wroclaw Weeks, A. (2021). Competency and competency frameworks. London: Chartered Institute of Personnel and Development. Artigos Cientificos apresentados e discutidos em sala pelos alunos
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim