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Disciplina Análise de Funções, Recrutamento e Seleção

  • Apresentação

    Apresentação

    A análise de funções, o recrutamento e a seleção, são actividades centrais para a gestão de recursos humanos transversais e necessárias para que haja um ajustamento entre as pessoas, no que às suas competências, habilidades, conhecimentos técnicos, motivações, com os objetivos estratégicos definidos pela organização, o que consequentemente vai determinar o seu sucesso através da concretização dos seus objetivos. Neste sentido, esta unidade curricular tem como objetivo facultar aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e racicionio critico necessário para que os mesmos sejam capazes de possuir uma visão integrada dos principais aspetos que determinem a eficiência e eficácia do sucesso do processo de Recrutamento e Seleção.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Análise de Funções  Definição, importância e objetivos Análise de Funções Informação necessária à análise de funções e técnicas de recolha; Métodos de recolha de informação; Descrição de Funções  Recrutamento: Recrutamento: definição  Tipos de Recrutamento;  Métodos de recrutamento;  Modelos explicativos das decisões dos candidatos Seleção: dos testes às abordagens holísticas O que é a seleção Inventários de personalidade; A inteligência e a inteligência emocional; Instrumentos focalizados nos indivíduos; Testes específicos orientados para as funções a exercer pelos candidatos; Entrevistas: definições e tipos Estrutura; Dificuldades, Riscos e Enviesamentos; Orientações para o desenvolvimento de entrevistas mais eficazes); Assessment centres As novas tecnologias A globalização, a internacionalização das organizações Justiça e discriminação
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de elaborar análises de funções, considerando os métodos e materiais disponíveis; Compreender em que consiste a elaboração das análises de funções; Desenvolver descrições de funções; Compreender em que consistem as descrições de funções; Estabelecer a mais valia das descrições de funções para o processo de recrutamento; Perceber qual a mais valia do recrutamento dos colaboradores adequados e, aprender como fazê-lo. Compreender a ligação do recrutamento à seleção e justificar o seu emparelhamento, de acordo com os testes e contexto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Método expositivo complementado com debate e clarificações, com vista à compreensão dos conceitos e teorias. Método demonstrativo, para que haja uma aplicação prática dos conceitos e teorias. Métodos ativos, com recurso a instrumentos utilizados na prática profissional e a estudos de caso para o desenvolvimento das competências técnicas na prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Rego, A., Cunha, M.P., Gomes, J., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Marques, C.A. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Edições Sílabo. Allen, D.G., & Vardaman, J.M. (2017). Recruitment and retention across cultures. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4 , 153-181. Barrick, M.R., & Parks-Leduc, L. (2019). Selection for fit. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6 , 171-193. Breaugh, J.A. (2013). Employee recruitment. Annual review of psychology, 64 , 389-416. Crawshaw, J., Budhwar, P., & Davis, A. (2014). Human resources management: strategic and international perspective . Sage. Ferreira, A., Martinez,  
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