-
Apresentação
Apresentação
No âmbito desta unidade curricular, devem ser proporcionados conhecimentos necessários de modo que os alunos: Face a um conjunto de dados, saibam utilizar técnicas da Estatística Descritiva, quer numericamente, quer graficamente, de modo a obterem interpretações adequadas do referido conjunto; Compreendam o conceito de regressão; Fiquem familiarizados com os conceitos de probabilidade, de probabilidade condicionada e saibam resolver problemas simples em que estes conceitos estão subjacentes; Entendam o conceito de variável aleatória; identifiquem se uma v.a. é discreta ou contínua; para uma v.a., tendo a sua função de probabilidade, saibam calcular parâmetros fundamentais como valor esperado, variância e desvio padrão; Compreendam a distribuição normal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7136
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Estatística Descritiva Conceitos fundamentais Classificação de variáveis estatísticas Representação gráfica Distribuição de frequências Medidas de localização: média, moda, mediana e quartis Medidas de dispersão: amplitude amostral, dispersão interquartil, variância e desvio padrão Regressão Linear Simples Representação de dados bivariados Coeficiente de correlação linear Modelo de regressão linear simples. Introdução à Teoria das Probabilidade Conceitos fundamentais Álgebra de acontecimentos Axiomas e regras do cálculo de probabilidade Probabilidade condicionada Variáveis aleatórias Conceitos fundamentais Classificação de variáveis aleatórias Função de probabilidade Valor esperado e variância Distribuição Normal
-
Objetivos
Objetivos
Os conhecimentos, capacidades e competências a adquirir estão intimamente relacionadas com os objectivos descritos no ponto anterior. Assim, por exemplo, face ao primeiro objectivo mencionado, os alunos deverão, face a um conjunto de dados, saber utilizar técnicas da Estatística Descritiva, quer numericamente, quer graficamente, de modo a obterem adequadas interpretações do referido conjunto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplicável
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Healey, J. (2012). Statistics: A Tool for Social Research, 9th edition, Cengage Learning. Reis, E.; Andrade, M.; Calapez, T.; Melo, P. (2015). Estatística aplicada, volume 1. Edições Sílabo. Lisboa. 2007 ISBN 978-972-618-469-0 Reis, E.; Andrade, M.; Calapez, T.; Melo, P. (2012). Exercícios de Estatística aplicada, volume 1. Edições Sílabo. Lisboa. ISBN 978-972-618-688-5 Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Edições Sílabo. Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim