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Apresentação
Apresentação
Conhecer os desafios da criação, implementação e controlo de sistemas de gestão e avaliação do desempenho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7138
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A Gestão do Desempenho ¿ Fundamentos 1.1. Da avaliação à gestão de desempenho 1.2. Os desafios da gestão do desempenho 1.3. Fatores de influência do desempenho CP2. Caraterísticas da Avaliação de Desempenho 2.1. Enquadramento organizacional da avaliação 2.2. Atores, poderes e visão da realidade organizacional 2.3. Métodos e instrumentos 2.4. Formação e desenvolvimento dos avaliadores 2.4.1. Entrevistas de feedback e facilitação de planos de desenvolvimento CP3. A Gestão do Desempenho e o Desenvolvimento do Potencial 3.1. A importância da Gestão por Competências 3.2. O papel do Coaching e do Mentoring ¿ sua aplicação CP4. Conceção e implementação de Sistemas de Gestão do Desempenho 4.1. Alinhamento político e estratégico 4.2. Etapas de desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão de desempenho 4.3. Critérios de sucesso e/ou risco 4.4. Desafios futuros
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Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar os objetivos de um sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho; OA2. Sistematizar os principais modelos conceptuais sobre gestão do desempenho e do potencial, caracterizando os seus principais componentes; OA3. Conhecer as condições que influenciam a eficácia de um sistema de gestão de desempenho e do potencial e identificar formas de os otimizar; OA4. Proceder à análise crítica de sistemas de gestão do desempenho e do potencial, identificando variáveis determinantes para o seu desenvolvimento, implementação e melhoria contínua.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armstrong, M. (2018). Handbook of performance management (6th Edition). London: Kogan Aguinis, H. (2013). Performance management (3rd Edition). Pearson. Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo. Pulakos, E.D. & Mueller-Hanson, R.A. (2018). Transforming Performance Management to Drive Performance. Routledge. Rego, A., Cunha, M.P., Gomes, J.F.S., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. (2018). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Lisboa: Sílabo. (Serão indicados artigos científicos de relevo para cada item dos CP/Relevant scientific papers will be indicated in each item of the S.)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim