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Disciplina Desenvolvimento e Mudança Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretendemos com esta unidade curricular que os alunos tomem consciência de que a mudança é sem dúvida uma realidade e também uma necessidade no nosso mundo cada vez mais complexo. A mudança, é uma constante que aumenta a um ritmo cada vez mais rápido. Com ela existe inevitavelmente a necessidade de liderar, promover, encorajar e estimular a mudança. No entanto, toda a mudança, por menor que seja, representa um desafio para todos em qualquer organização. Para os líderes, existe o desafio de fazer as mudanças necessárias acontecerem, e para todos os outros, há o desafio de lidar com mudanças sobre as quais eles geralmente não têm controle e para as quais potencialmente não têm desejo. Essas mudanças invariavelmente os envolvem em novas atividades, comportamentos e pensamentos, e na tarefa ainda mais difícil de deixar ir e desaprender atividades, comportamentos e pensamentos antigos. Como principal resultado da mudança espera-se o desenvolvimento individual, grupal, organizacional, e social
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Mudança Organizacional e Desenvolvimento    1.1. O processo de mudança    1.2. Modelos de mudança 2. Resistência à mudança    2.1. Razões para resistir à mudança    2.2. Superar a resistência à mudança 3. Implementando Mudança    3.1. O papel dos RH na liderança e facilitação da mudança    3.2. O papel dos agentes de mudança 4. Mudança: um contexto para aprendizagem e desenvolvimento das organizações    4.1. Aprendizagem e desenvolvimento    4.2. Desenvolvimento de talentos e carreira
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de identificar, definir, compreender, e serem capazes de intervir ao nível dos seguintes aspetos: O processo de mudança Modelos de mudança Razões para resistir à mudança e formas de superá-la O papel do RH na liderança da mudança Como implementar mudanças Explorar o desenvolvimento organizacional como uma abordagem específica para a mudança nas organizações, descrever sua evolução e considerar seu futuro Aprender organizacionalmente, e desenvolver talentos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de um método ativo colocar o aluno no centro da resolução de problemas através da visualização de videos e pesquisa em sala de aula às questões que são colocadas, nomeadamente no estudo de casos reais de mudança e desenvolvimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, D.L.(2020). Organizational development: the process of leading organizational change (5thed.). Sage. Armstrong, M., & Taylor, S.(2020). Armstrong's handbook of human resource management practice (15thed.). Kogan Page Publishers. Cameron, E., & Green, M.(2020). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (5thed.). Kogan Page Ferreira, A. I., & Martinez, L. F. (2023). Manual de diagnóstico e mudança organizacional (2.ª edição revista e aumentada). Editora RH. Rothwell, W.J., Imroz, S.M. & Bakhshandeh, B.(2021). Organization Development Interventions Executing Effective Organizational Change. Routledge. Torrington, D., Hall, L., Taylor, S., & Atkinson, C.(2020). Human Resource Management (11thed.). Pearson.
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