-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular acompanha a evolução dos estágios dos alunos nas empresas; Promove o desenvolvimento teórico associado á prática em todos os temas de GRH. Àreas de intervenção - todos os subsistemas de GRH. Pertinência - Muito elevada, pois é através do estágio/seminário, que os alunos põem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7140
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação e explicação de modelos teóricos pelos alunos e sua possível aplicação nas empresas. 2. Reflexão individual e grupal sobre metodologias de intervenção nas diferentes áreas de GRH. 3. Treino dos alunos na aplicação dos instrumentos conceptuais e técnicos que suportam um trabalho de qualidade e cientificamente fundamentado, em projetos de GRH. 4. Orientação dos alunos na formulação da problemática de investigação, no desenvolvimento da estrutura de um trabalho de investigação, na metodologia a escolher e na recolha e análise de dados. 5. Elaboração do plano de estágio e posterior elaboração do relatório de análise e avaliação do estágio realizado, de acordo com as normas aplicáveis a relatórios de teor científico. 6. Análise dos conhecimentos adquiridos pelos alunos através do estágio e perspetivação da sua aplicação na vida profissional futura.
-
Objetivos
Objetivos
Dominar conceptualmente as metodologias de intervenção nas organizações. - Consolidar a preparação dos alunos para realizarem trabalhos de investigação. - Desenvolver competências de elaboração de relatórios de projetos da área de RH. - Fomentar a integração das competências adquiridas noutras disciplinas do curso. - Ser um instrumento de integração na vida profissional. Pró-atividade - Abertura à inovação - Gestão de Processos Globais - Iniciativa - Criatividade. Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir - Propensão para o risco - Persistência - Capacidade de trabalho - Bom relacionamento interpessoal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método ativo e método service based learning: a) Estudos de caso, e discussões de grupo; b) Pesquisa bibliográfica e autoestudo; c) Análise e discussão de artigos científicos relacionados com o contexto de estágio e projeto; d) Realização e defesa de trabalhos práticos em contexto organizacional. Método expositivo e interrogativo, para a apresentação e reflexão sobre os quadros teóricos de base. e) Desenvolvimento e implementação de projeto aplicado ao contexto da empresa recetora do estágio com a introdução dos temas teóricos estudados em consonância com a exigência do projeto. Apresentação, análise e discussão. f) programa de mentoria
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Martin S. & Marks J.,(2022). Comunicar com Eficácia. Vogais Fernando B,.(2021).Gestão de Tempo e Organização do Trabalho. Pactor Borralho,C., (2018). Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão. Silabo Leitão,J.F., (2018).Modernização Administrativa e Gestão da Qualidade. Colibri Attie,W., (2018).Auditoria-conceitos e Aplicações. Atlas Costa, A., B., C., & Zoltowski, A., P., C., (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. H. Koller, M. C. P. de Paula Couto, & J. Hohendorff (orgs). Manual de produção científica (pp. 55-70). Porto Alegre: Penso. Marques-Quinteiro, P., Abrantes, A., Costa, P., Curral, L., Graça, A. M., Passos, A. M., & Santos, C. M. (2020). Trabalho em equipa em Portugal: Uma década de progresso. Psicologia , 34(1), 24-42.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não