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Disciplina Recrutamento e Seleção

  • Apresentação

    Apresentação

    O recrutamento e seleção é um dos processos principais dentro das organizações, e envolve um conjunto de técnicas estratégicas que se apresentam como uma mais valia e fonte de vantagem competitiva. Importa conhecer as principais técnicas utilizadas e saber adequar as mesmas tendo em conta o contexto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    P1 - Introdução  P1.1 - Evolução dos contextos de Recrutamento e Seleção P1.2 - Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de RH   P2.1 - R.S. e planeamento estratégico:  P2.2. Fontes e tipos de recrutamento. P3 - Seleção Baseada em Competências P3.1 - Competências: identificação, descrição e perfil  P3.2 - Seleção: Métodos e preditores  a. Dados biográficos b. Entrevistas situacionais e comportamentais c. Testes e outras provas d. Assessment centres P4 - Acolhimento e socialização P4.1 - Estratégias de Acolhimento e socialização P4.2 - Follow-up e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas. OA2. Conhecer os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia. OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5.     Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Os alunos são apresentados a problemas desafiadores do mundo real, nos quais devem trabalhar em grupos para investigar, analisar e resolver as questões propostas. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham em pequenos grupos para resolver problemas ou concluir tarefas. Mapas Mentais: Os alunos criam diagramas que representam visualmente a estrutura e as relações entre os conceitos em estudo. Estudos de Caso: Os alunos analisam situações reais e complexas, buscando identificar problemas, soluções e possíveis desdobramentos. Estas metodologias incentivam a cooperação, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo a aprendizagem entre pares, bem como o pensamento crítico, a tomada de decisões e a aplicação do conhecimento teórico em contextos práticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reis, I., Sousa, M. J., & Dionísio, A. (2021). Employer branding as a talent management tool: A systematic literature revision. Sustainability, 13(19), 10698. Köchling, A., Wehner, M.C., (2020). Discriminated by an algorithm: a systematic review of discrimination and fairness by algorithmic decision-making in the context of HR recruitment and HR development. Business Research, 13, 795–848. https://doi.org/10.1007/s40685-020-00134-w Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of management, 45(6), 2498-2537. Cardoso, A. (2016). Atração, Seleção e Integração de Talentos. Lidel – Edições Técnicas, Lda. Rego, A., Cunha, M.P., Gomes, J., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Marques, C.A. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Edições Sílabo.
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