-
Apresentação
Apresentação
Caracterizar diferentes sistemas de formação, de acordo com os objectivos e públicos-alvo específicos, metodologias e meios pedagógicos utilizados; Compreender e identificar os principais instrumentos de uma formação eficiente, eficaz e sistémica; Desenvolver diagnósticos das competências demonstradas pelos alunos e o treino dos aspectos pedagógicos mais relevantes na sua actuação enquanto agentes formativos; Identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos de unidades de formação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP619-3440
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Formação e formador em contexto organizacional 1.2. O formador como agente de mudança 1.3. Importância da formação nas organizações 2. Simulação Pedagógica Inicial 3. Aprendizagem 3.1. Modelos de Aprendizagem 3.2. Aprendizagem individual e Aprendizagem organizacional - o papel das competências 3.3. Organizações aprendentes 4. Planificação e Dinamização da Formação 4.1. Objetivos da Formação 4.2. Planeamento da Formação e principais instrumentos 4.3. Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas de Aprendizagem 5. Simulação Pedagógica Final 6. Avaliação e Validação da Formação
-
Objetivos
Objetivos
- Dotar os alunos dos principais processos analíticos essenciais à construção de uma perspetiva estratégica e dinâmica das empresas no que concerne à aplicação de uma política integrada de formação nas organizações; - Aferir a importância da formação no contexto geral e nos contextos específicos da Gestão desenvolvimental dos Recursos Humanos; - Enquadrar a Gestão da Formação nas organizações; - Contribuir para o desenvolvimento de competências para a sua conceção e implementação; - Perceber as principais diferenças entre Formação, Ensino e Aprendizagem e construir pontos de contacto entre os respetivos sistemas; - Desenhar planos embrionários de Gestão de Formação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Poder utilizar no futuro o Problem-Based Learning (PBL)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Basten, D. (2018). Approaches for organizational learning: a literature review. SAGE Open, 8(3). https://doi.org/10.1177/2158244018794224 Cardim, J.C. (2012). Gestão da Formação nas Organizações. LIDEL. Lopes, A., & Picado, L. (2010). Concepção e Gestão da Formação Profissional Contínua - Da qualidade individual à aprendizagem organizacional. Edições Pedago. Rodrigues, M., & Ferrão, L. (2012). Formação Pedagógica de Formadores. LIDEL. Sadalla, A.M., & Larocca, P. (2004). Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, 30(3), 429-433. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300003
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não