filmeu

Disciplina Conceção e Gestão da Formação

  • Apresentação

    Apresentação

    Caracterizar diferentes sistemas de formação, de acordo com os objectivos e públicos-alvo específicos, metodologias e meios pedagógicos utilizados; Compreender e identificar os principais instrumentos de uma formação eficiente, eficaz e sistémica; Desenvolver diagnósticos das competências demonstradas pelos alunos e o treino dos aspectos pedagógicos mais relevantes na sua actuação enquanto agentes formativos; Identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos de unidades de formação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Formação e formador em contexto organizacional 1.2. O formador como agente de mudança 1.3. Importância da formação nas organizações 2. Simulação Pedagógica Inicial 3. Aprendizagem 3.1. Modelos de Aprendizagem 3.2. Aprendizagem individual e Aprendizagem organizacional - o papel das competências 3.3. Organizações aprendentes 4. Planificação e Dinamização da Formação 4.1. Objetivos da Formação 4.2. Planeamento da Formação e principais instrumentos 4.3. Recursos Didáticos e Plataformas Colaborativas de Aprendizagem 5. Simulação Pedagógica Final 6. Avaliação e Validação da Formação
  • Objetivos

    Objetivos

    - Dotar os alunos dos principais processos analíticos essenciais à construção de uma perspetiva estratégica e dinâmica das empresas no que concerne à aplicação de uma política integrada de formação nas organizações; - Aferir a importância da formação no contexto geral e nos contextos específicos da Gestão desenvolvimental dos Recursos Humanos; - Enquadrar a Gestão da Formação nas organizações; - Contribuir para o desenvolvimento de competências para a sua conceção e implementação; - Perceber as principais diferenças entre Formação, Ensino e Aprendizagem e construir pontos de contacto entre os respetivos sistemas; - Desenhar planos embrionários de Gestão de Formação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Basten, D. (2018). Approaches for organizational learning: a literature review. SAGE Open, 8(3). https://doi.org/10.1177/2158244018794224 Cardim, J.C. (2012). Gestão da Formação nas Organizações. LIDEL. Lopes, A., & Picado, L. (2010). Concepção e Gestão da Formação Profissional Contínua - Da qualidade individual à aprendizagem organizacional. Edições Pedago. Rodrigues, M., & Ferrão, L. (2012). Formação Pedagógica de Formadores. LIDEL. Sadalla, A.M., & Larocca, P. (2004). Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, 30(3), 429-433. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300003
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios