-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) inscreve-se num contexto onde têm sido elencadas necessidades de adaptação dos especialistas em informática ao contexto das organizações, nomeadamente no que às denominadas soft skills diz respeito. Assim, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT12-17267
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Marketing Pessoal e personal skills development: a. CV; b. Portefólio; c. Apresentação pessoal e comunicação interpessoal; d. Apresentação em público e ferramentas para o efeito; e. Redes sociais e Networking. 2. Gestão de tempo: a. Trabalho remoto e comunicação mediada; 3. As tecnologias no trabalho: oportunidades e ameaças; 4. Trabalho em equipa; 5. Resolução de problemas e Pensamento crítico. 6. Factos Vs Opiniões; 7. Work-life balance.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O trabalho desenvolvido no contexto da desciplina de competências comportamentais assenta numa metodologia participativa e interactiva onde os alunos têm um papel determinante na forma como o trabalho é desenvolvido. Os docentes são apenas condutores do processo pedagógico, dando ampla liberdade aos alunos para o seu próprio caminho de desenvolvimento de competências. As aulas práticas e teóricas funcionam em conjunção permitindo aos alunos uma sedimentação dos conteúdos decorrentes das discussões nas aulas teóricas numa transferência para o contexto prático, realizado na aulas práticas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sonmez, J. Z. (2020). Soft Skills: The software developer's life manual. Manning Publ.; Creutzmann, A. (2022). Soft Skills for the Professional Services Industry: Principles, Tasks, and Tools for Success. John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não