filmeu

Disciplina Competências Comportamentais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) inscreve-se num contexto onde têm sido elencadas necessidades de adaptação dos especialistas em informática ao contexto das organizações, nomeadamente no que às denominadas soft skills diz respeito. Assim, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Marketing Pessoal e personal skills development: a. CV; b. Portefólio; c. Apresentação pessoal e comunicação interpessoal; d. Apresentação em público e ferramentas para o efeito; e. Redes sociais e Networking. 2. Gestão de tempo: a. Trabalho remoto e comunicação mediada; 3. As tecnologias no trabalho: oportunidades e ameaças; 4. Trabalho em equipa; 5. Resolução de problemas e Pensamento crítico. 6. Factos Vs Opiniões; 7. Work-life balance.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O trabalho desenvolvido no contexto da desciplina de competências comportamentais assenta numa metodologia participativa e interactiva onde os alunos têm um papel determinante na forma como o trabalho é desenvolvido. Os docentes são apenas condutores do processo pedagógico, dando ampla liberdade aos alunos para o seu próprio caminho de desenvolvimento de competências. As aulas práticas e teóricas funcionam em conjunção permitindo aos alunos uma sedimentação dos conteúdos decorrentes das discussões nas aulas teóricas numa transferência para o contexto prático, realizado na aulas práticas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sonmez, J. Z. (2020). Soft Skills: The software developer's life manual. Manning Publ.; Creutzmann, A. (2022). Soft Skills for the Professional Services Industry: Principles, Tasks, and Tools for Success. John Wiley & Sons.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios