-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Contabilidade precede e está interligada com a Unidade Curricular em Gestão Financeira em termos de conteúdo programático e habilita os estudantes com conhecimentos técnicos basilares necessários para a fase seguinte do percurso académico com sucesso. Ficam qualificados com uma importante ferramenta de trabalho indispensável e de imediata aplicação na vida empresarial, dentro da área de gestão.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT12-1796
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos: 1. INTRODUÇÃO: A Contabilidade como Sistema de Informação. Objetivos da Contabilidade Geral/Financeira. 2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: O Património. Conceitos de Activo, Passivo e Capitais Próprios. O Inventário. 3. O MÉTODO CONTABILÍSTICO: A dinâmica patrimonial. Factos Patrimoniais. A formação dos Resultados. Ligação com Balanço e Demonstração de Resultados Líquidos. As Contas. Dispositivos da conta. Regras de movimentação. Os Lançamentos. Fases do processo escritural. 4. SNC-SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA. 5. ESTUDO DE ALGUMAS CONTAS E MOVIMENTOS: AVALIAÇÃO DE INVENTÁRIOS E ACTIVOS BIOLÓGICOS. CONTAS A RECEBER E A PAGAR / IVA ? Imposto sobre o Valor Acrescentado. CAPITAIS PRÓPRIOS : Capital, Reservas e Resultados Transitados. INVESTIMENTOS : Financeiros, Propriedades de Investimento e Activos Fixos. GASTOS DE DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO. PERDAS POR IMPARIDADE E PROVISÕES. 6. ELABORAÇÃO DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS (Simplificadas)
-
Objetivos
Objetivos
Visa transmitir conhecimentos técnicos contabilísticos e capacidade para interpretar Mapas de Demonstrações Financeiras, necessárias numa gestão moderna e participativa que integra todos os gestores funcionais, entre os quais, o gestor informático, como ferramenta de trabalho, face aos desafios de um mercado competitivo e global. A adoção de um modelo de ensino de Contabilidade na ótica da Informática leva os alunos, com reforço ao seu percurso académico, a adquirirem um instrumento que lhes possibilita, com prática suficiente, uma aplicação imediata e de sucesso na vida profissional, onde são requeridas a capacidade e a competência para analisarem e adaptarem os diversos modelos de softwares contabilísticos existentes no mundo empresarial à natureza específica dos negócios de cada unidade ou à sua dimensão e estrutura e ainda para elaborarem mapas para o controlo de gestão (gestão de stocks, gestão de tesouraria, informação financeira, etc),
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas. Considerando que se vive numa época de elevado avanço nas tecnologias de informação, o ensino da U.C. é ministrado na ótica da informática e não na forma clássica tradicional.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Borges, António e Outros, Elementos de Contabilidade Geral (27ª Edição), Portugal Áreas Editora (2021) Rodrigues, João, Sistema de Normalização Contabilística: SNC Explicado (10ª Edição), Portugal Porto Editora (2025) Lopes, Ilídio Tomás, Contabilidade Financeira - Teoria e Prática (2ª Edição), PortugL, Editora D'Ideias (2025) Nabais, Carlos e Francisco, Prática Contabilística (7ª Edição), Portugal - Lidel Editora (2021) Costa, Carlos Batista e Outro, Contabilidade Financeira (10ª Edição), Portugal, Rei dos Livros (2021)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não