-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Teoria e Prática de Marketing permite aos alunos um enquadramento nas novas abordagens da gestão, fornecendo ferramentas de análise que, devidamente enquadradas nas novas tecnologias, conferem uma visão geral das atividades empresariais. Por outro lado, o marketing faz parte do dia a dia das empresas e é fundamental conhecer o consumidor e perceber o que o move nas compras. Por último, esta disciplina detalha diferentes áreas da gestão, conferindo uma base de aprendizagem para outras matérias que são lecionadas nos anos seguintes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT12-7432
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Marketing 2. Meio envolvente de Marketing 2.1. Análise do macroambiente de Marketing 2.2. Análise do microambiente de Marketing 3. O Mercado 3.1. Conceitos e tipos de mercado 3.2. Sistema de Informação de Marketing 4. Segmentação, Targeting e Posicionamento 5. Objetivos e Estratégias de Marketing 5.1. Marketing Digital (introdução) 5.2. IA e Marketing (introdução) 6. Marketing-mix 6.1. Produto 6.2. Preço 6.3. Distribuição 6.4. Comunicação 6.5. Serviços (introdução)
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer os fatores envolventes que influenciam o marketing; Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos; Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing; Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), para além da participação individual e em grupo num fórum, para apresentação e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., (2022). Marketing Management - Global Edition, 16th ed., Pearson Education Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., He, H. (2020). Principles of Marketing - European Edition, 8th ed., Pearson Education Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Edições D. Quixote Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021), Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Editora Actual Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2017), Marketing 4.0 - Moving from Traditional to Digital, John Wiley & Sons, Inc.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não