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Apresentação
Apresentação
Na unidade curricular Motivação e Liderança os alunos tomam conhecimento da importância dos processos de Liderança e Motivação nas Organizações. E como se devem criar condições para motivar pessoas e liderar grupos e pessoas nas organizações
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT12-7434
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A importância da Motivação individual e grupal; Organizações, indivíduos e grupos. Motivação e comportamento motivado; Teorias de Motivação; Motivação e Produtividade; A essência da Liderança; O processo de Liderança; A evolução das teorias de Liderança; Liderança de equipas e de projectos; A emergência de novos conceitos de Liderança
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Objetivos
Objetivos
No âmbito da motivação relevar as interacções do indivíduo em ambientes cada vez mais diversificados e exigentes, potenciar as capacidades individuais para o desempenho eficaz e adaptar as recompensas de acordo com as necessidades. Na componente da Liderança, realçar a importância do processo de Liderança no sucesso da gestão das pessoas e das organizações, identificar os diversos tipos de liderança e a sua eficácia consoante as situações, aproveitar as competências transversais para relevar a comunicabilidade no sentido de obter níveis superiores de liderança.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matéria conceptuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal. A assiduidade e participação são fundamentais para atingir os objetivos da disciplina. O processo de avaliação consiste num Teste realizado em duas horas (60% da classificação de Final Frequência); Trabalho Prático, individual ou em grupo, (30% de FF) e assiduidade interligada com participação e intervenção oral (10% de FF).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barracho, C. (2012). Liderança em Contexto Organizacional. Escolar Editora. Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional: o livro que mudou o conceito de inteligencia. Best Seller Internacional Lennick, D., & Kiel, F. (2011). Moral Intelligence 2.0: Enhancing Business Performance and Leadership Success in Turbulent Times, Pearson Prentice Hall, Boston, EUA. doi: 10.5860/choice.49-2165 Neves, L. (2020). Liderança em Contexto Educativo: O presente, o Futuro e o impacto nos Proefssores. Editora Lisbon Press. Vianello, M., Galliani, E.M., & Haidt, J. (2010). Elevation at work: The effects of leaders’ moral excellence. The Journal of Positive Psychology, 5, 390-411. Yukl, G., Mahsud, R., Hassan, S., & Prussia, G. (2011). An improved measure of ethical leadership. Journal of Leadership & Organizational Studies, 20(1), 38-48. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1548051811429352
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não