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Disciplina Sistemas Móveis Empresariais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular enquadra o impacto de negócio da mobilidade empresarial, bem como garantir os fundamentos de conhecimento de desenvolvimento de aplicações móveis. Esta UC tem assim uma importância extrema para o ciclo de estudos, tendo em conta que alia o papel técnico, com o de gestão tecnológica, perfeitamente enquadrado nos objetivos do ciclo de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para alcançar know-how e competências de: ¿ Compreender por que as empresas precisam de um ambiente móvel ¿ Componentes de arquitetura existem para computação móvel ¿ Noções básicas sobre negócios móveis ¿ Conhecimento das várias áreas móveis: de aplicativos para redes ¿ O que um usuário pode obter em um aplicativo para dispositivos móveis? As classes de laboratório têm a seguinte estrutura: A) Aplicativos móveis híbridos na Web ¿ Conceitos e Ambiente de Desenvolvimento ¿ conclusão do código do projeto ¿ Novo desenvolvimento de aplicativos B) Aplicativos móveis nativos ¿ Conceitos e Ambiente de Desenvolvimento ¿ conclusão do código do projeto ¿ Novo desenvolvimento de aplicativos
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular procura dotar os alunos com competências e conhecimentos de: ¿ Perceção da razão pelas quais as empresas necessitam de ambientes móveis ¿ Quais as arquitecturas disponíveis no Mercado ¿ Compreensão de Negócio Mobile ¿ Conhecimento das diferentes camadas móveis: das aplicações às redes ¿ O que os utilizadores podem obter das aplicações móveis Na componente prática procura-se garantir que o aluno tem as bases essenciais para desenvolver aplicações móveis.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fling, B. (2009). Mobile Design and Development: Practical concepts and techniques for creating mobile sites and web apps (1st ed.). O¿Reilly Media. Gauchat, J. D. (n.d.). iOS Apps for Masterminds 4th Edition: How to take advantage of Swift 4.2, iOS 12, and Xcode 10 to create insanely great apps for iPhones and iPads. Kalakota, R., Kalakota, D. R., & Robinson, M. (2001). M-Business: The Race to Mobility. McGraw-Hill Companies. Meier, R. (2012). Professional Android 4 Application Development (3rd ed.). Wrox. Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 Development Essentials - Android 8 Edition (1 edition). CreateSpace Independent Publishing Platform.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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