-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-23466
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento e gestão do território: Evolução e perspectivas. 2. Princípios e conceitos de planeamento e ordenamento do território. 3. Os instrumentos de ordenamento do território, a várias escalas: Programa Nacional para a Política do Ordenamento do Território (PNPOT), Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT), Planos Especiais de Ordenamento do Território: Planos da Orla Costeira, Planos de Albufeiras de Águas Públicas e Planos de Áreas Protegidas, Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT) e Planos Diretores Municipais e Inter-Municipais. 4. Enquadramento da análise do risco no âmbito do Ordenamento do Território nas suas diversas escalas de intervenção. 5. Integração da análise de riscos no contexto da elaboração dos programas e planos de ordenamento do território. 6. Definição de Opções Estratégias de Base Territorial e estabelecimento de Normas e Diretrizes para a gestão territorial dos riscos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivos: - Mostrar a evolução dos conceitos e das práticas de Planeamento e Ordenamento do Território; Compreender a legislação e os conceitos dominantes no planeamento e ordenamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais; Compreender o caráter multidimensional do planeamento e ordenamento do território; Conhecer o contexto legislativo dos riscos e das práticas de avaliação; Compreender a integração da análise de risco em modelos territoriais. No final da UC pretende-se o estudante seja capaz: - Descrever os conceitos e elementos fundamentais que orientam as estratégias, as metodologias e os instrumentos de intervenção no território; - Identificar tipologias de planos e a sua natureza. - Desenvolver a capacidade de interpretação das dinâmicas e políticas de ordenamento em diversos contextos territoriais e escalas; - Desenvolver a capacidade de integrar os riscos no planeamento e ordenamento do território e propor soluções.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino baseia-se no trabalho em aula, no estudo autónomo e na pesquisa bibliográfica. O docente apresenta e discute os conteúdos, aplicando-os a situações concretas. As tutorias apoiam o trabalho fora da aula. Os estudantes participam na discussão de temas, na resolução de exercícios e realizam trabalhos fora da sala. Será incentivada a pesquisa complementar. Prevê-se um trabalho prático que promove a autonomia e a autoaprendizagem. Em certos momentos, os estudantes apresentarão e defenderão oralmente os seus trabalhos, desenvolvendo competências de comunicação e responsabilidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alves, R. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território no Estado Português. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, FCG e FCT, Lisboa. Condesso, F. (2005). Ordenamento do Território, ISCSP, Lisboa. DGOTDU (2005). Vocabulário de Termos e Conceitos do Ordenamento do Território, DGOTDU, Coleção Informação, 8, Lisboa. ECDGE (2008). Assessing the potential for a comprehensive community strategy for the prevention of natural and manmade disasters. Final Report. European Commission DG Environment, COWI. Ferrão, João (2011). O ordenamento do território como política pública. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1415-7. lariu, Ioana. (2021). The importance of efficient territory management in distribution planning. Studies and Scientific Researches - Economic Edition. 10.29358/sceco.v0i15.149.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não