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Apresentação
Apresentação
A partir da análise espacial, cartografia temática, istemas de informação geográfica (SIG) e estudo dos territórios, esta UC pretende contribuir para uma compreensão das dinâmicas do espaço geográfico e a sua relação com a análise do risco e proteção civil.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-26475
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Geografia, cartografia e mapa (Conceitos e domínios). Caraterísticas físicas do território: relevo, hidrografia e clima. Caraterísticas socioeconómicas: população, infraestruturas e atividades económicas. A importância do conhecimento do território para a Proteção Civil (redução dos riscos, mitigação dos seus efeitos e planeamento de emergência). A Cartografia portuguesa. Escalas e generalização cartográfica. Projeções cartográficas (Conceitos; Dos modelos da Terra à sua representação plana; Deformações). Sistemas de coordenadas. Simbolização cartográfica (Variáveis visuais; Cor; Valor; Escalas de valor). Mapas temáticos (Tipos e características; Conceção e elaboração; Elementos constituintes). Representações cartográficas pontuais, lineares e em áreas ou manchas. Tipos e metodologias. Novas tecnologias para aquisição e visualização de informação geográfica.
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular consistem em demonstrar a importância da Geografia e da Cartografia no contexto da Proteção Civil, facultando ao estudante conhecimentos sobre os aspetos fundamentais da cartografia na perspetiva do produtor e do utilizador, tal como se descreve nos conteúdos programáticos. Para os alcançar, como também se detalha em baixo, recorre-se a aulas essencialmente teórico-práticas que associam a explicação teórica a ilustrações e exemplos de aplicação concretos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino baseiam-se em aulas expositivas, estudo autónomo e pesquisa orientada. O docente apresenta e discute os conteúdos programáticos, complementando com exercícios práticos aplicados a casos concretos. As tutorias apoiam o trabalho fora da aula. Os estudantes participam ativamente na discussão e resolução de problemas, sendo incentivados à pesquisa complementar. Prevê-se um trabalho prático que estimula a autonomia e a autoaprendizagem. Em certos momentos, será exigida a apresentação e defesa oral dos trabalhos, desenvolvendo competências comunicacionais e sentido de responsabilidade.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Catalão, J. (2010). Projeções Cartográficas. Lisboa: FCUL. Dias, M. H. (2007). Cartografia Temática, Programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos. Programa de UC. Duarte, P. S. (2002). Fundamentos de Cartografia. 3ª ed. Florianópolis: editora da UFSC. ISBN: 8532802192. Fordham, H. G. (2014). Maps - Their History, Characteristics and Uses. Cambridge University. Press: Cambridge. Gaspar, J. A. (2005). Cartas e projeções cartográficas. 3.ª ed. Lisboa: Lidel. ISBN: 9789727573714. Mateus, A. (coord.) (2015). Três décadas de Portugal europeu. Balanço e perspectivas. Lisboa: FFMS. Medeiros, C. A. (2000). Ambiente Natural e Ocupação Humana - Uma Introdução. 4ª ed. Geografia de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa. Livro. ISBN: 9789723316094. Raffestin C. (2015. From the Territory to the Landscape: The image as a tool for Discovery. Springer. Ribeiro, O.; Lautensach, H. (2009). Geografia de Portugal 4 v. Lisboa: Edições João Sá da Costa. ISBN: 9789729230158.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não