-
Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma UC que vai preparar os alunos para uma melhor a compreenssão dos conteúdos abordados noutras 2 UC sobre segurança ao incêndio em edifícios. Na UC abordam-se do ponto d evista teórico as áreas fundamentais da segurança ao incêndio. Quanto à pertinência da UC ela decorre do facto de os conteúdos ministrados serem fundamentais para os estudantes perceberem os temas abordados noutras UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-26483
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos fundamentais da SI 1.1. A reação ao fogo 1.2. A resistência ao fogo 2. Teoria da combustão 2.1. Dos líquidos 2.2. Dos sólidos 2.3. Dos gases 3. Incêndios de compartimento 3.1. Incêndios controlados pela ventilação 3.2. Incêndios controlados pelo combustível 4. Desenvolvimento do incêndio em edifícios 4.1. Processos de transmissão de calor 4.2. Grandezas caraterísticas do desenvolvimento do incêndio 4.3. Curvas de incêndio 4.4. Tipos de incêndios 4.5. Modelos de analíticos de evolução de temperaturas para diferentes tipos de incêndios 4.6. Quantificação da massa de fumo e gases produzidos para diferentes tipos de incêndio 5. Propagação do incêndio no interior do edifício 5.1. Mecanismos responsáveis pela propagação do incêndio 5.2. Transferência de massa entre volumes 6. Modelos computacionais do desenvolvimento e propagação do incêndio
-
Objetivos
Objetivos
Um primeiro objetivo desta unidade curricular (UC) consiste na identificação clara, por parte dos estudantes, dos conceitos de reação e de resistência ao fogo, assim como a compreensão dos mecanismos que estão associados à combustão de diferentes tipos de combustíveis. Um outro objetivo está relacionado com a aquisição dos conhecimentos necessários para a compreensão dos diferentes tipos de incêndios, assim como dos mecanismos associados ao desenvolvimento e propagação. Para além dessa compreensão, de natureza qualitativa, pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de quantificar diversas grandezas que permitem caraterizar os incêndios, como seja a massa de produtos formados, a evolução da temperatura, a concentração de fumo e gases tóxicos e outros, determinados, quer com base em métodos analíticos, quer recorrendo a modelos de simulação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recorrer-se-á à conjugação do método tradicional, expositivo, com um outro que fomenta a participação ativa dos estudantes, e que é concretizado pelas designadas” aulas de síntese e reflexão” (ASR) que ocorrerão no final de cada um dos temas da UC. As ASR representarão uma atividade dinâmica e participativa, em que se estimulará a preparação e participação dos estudantes nessas aulas, com vista questionamento e a discussão dos temas previamente tratados, potenciando a ultrapassem seus limites normais. Para concretizar esta metodologia, os estudantes terão acesso, na primeira aula, a toda a documentação fundamental de apoio à UC, incluindo apresentações. Posteriormente, antes da ASR, será entregue um novo texto aos estudantes com um conjunto de questões de reflexão e de aplicação prática da matéria correspondente ao tema tratado, de modo a poderem preparar a sua participação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABRAUSKAS, V. - Burning Rates. Chapter 3-1. SPFE Handbook, ed. P. J. di Nenno, 2nd Edition. Boston, SFPE, 1995. Coelho, A. L. - Incêndios em edifícios. Edições Orion. Alfragide. 2010 Drysdale; Dougal - An Introduction to fire Dynamics (2nd Edition). John Wiley & Sons. Chichester. Pedro; Costa, Mário – Combustão. Edições Orion. ISBN:978-972-8620-10-3. 2007. Quintiere. J. G. – Fundamentals of Fire Phenomena. John Wiley & Son, Chichester, England. 2006. SANTOS, P. - ITE 55. A classificação europeia de reação ao fogo dos produtos de construção. LNEC, Lisboa, 2009. EDWARD, K.; EVANS, D. - Hand Calculations For Enclosures Fires. Section 21, Chaptre 3. SPFE Handbook of Fire Protection Engineering, ed. P.J. di Nenno, 2nd Edition. SFPE, Boston, USA, 1995. PEACOCK, R. D.; RENEKE, P. A. – CFAST – Consolidated Fire and Smoke Transport (Version 7) Volume 3: Software Development and Model Evaluation Guide. Gaithersburg, Maryland: NIST, 2015. Technical Note 1889v3.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não