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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-26484
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos de risco tecnológico, de risco social e de risco biológico. - Tipologias de riscos tecnológicos: acidentes de tráfego (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo); acidentes industriais graves; substâncias perigosas em indústrias e armazenagens; transporte de mercadorias perigosas; emergências radiológicas e ameaças NRBQ; rotura de barragens. - Tipos de riscos biológicos; bactérias, vírus, fungos, protozoários, parasitas e outros microrganismos que podem ser expostos ao contato dos seres humanos. - Tipos de riscos sociais: fome, desordem pública, terrorismo, ação humana de suicídio em massa. - Diretivas comunitárias e legislação sobre os riscos tecnológicos e biológicos. - Métodos de modelação, avaliação e categorização de riscos tecnológicos. - Medidas preventivas.
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Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem a alcançar com os métodos de ensino abaixo descritos: - Fornecer os conceitos básicos relacionados com os riscos tecnológicos, biológicos e sociais. - Estimular os estudantes a identificar e a interpretar os diferentes tipos de riscos tecnológicos, biológicos e sociais. - Caraterizar os diferentes tipos de riscos tecnológicos, biológicos e sociais. - Conhecer os programas nacionais e a sua integração com os desenvolvidos a nível internacional sobre os riscos tecnológicos, biológicos e sociais. - Conhecer as diretivas comunitárias e a legislação portuguesa sobre riscos tecnológicos, biológicos e sociais. - Identificar áreas que potencialmente possam ser afetadas por riscos tecnológicos. - Identificar metodologias de análise, modelação e avaliação das consequências de um acidente tecnológico. - Identificar medidas preventivas e de mitigação do risco e reconhecer as dificuldades inerentes à sua implementação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino baseia-se no trabalho em sala e no estudo/pesquisa autónoma. O docente expõe e discute os conteúdos, aplicando-os a casos concretos. Os estudantes participam em discussões, resolvem exercícios e apresentam trabalhos individualmente ou em grupo. As tutorias apoiam o estudo. Como inovação pedagógica, inclui-se o Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I), comum a três UCs, onde grupos analisam territórios reais sob várias dimensões de risco. O trabalho promove conhecimento transversal e visão holística. É apresentado e avaliado por júri docente, com classificação individual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANEPC (2019) Avaliação Nacional de Risco ANPC (2011) Manual de Intervenção em Emergências com Matérias Perigosas - Químicas, Biológicas e Radiológicas, ANPC. ANPC (2016) Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo (Diretiva Seveso III). Caderno Técnico II. Areosa, J. (2016) Riscos sociais, tecnologias e acidentes, Mulemba Diekert, F; & Goeschl, T. & Christian, K. (2021). Social Risk Effects: The 'Experience of Social Risk' Factor. Gow, H.B.F. Kay, R.W. (2005) Emergency planning for industrial hazards. Elsevier. Haddow, G.; Bullock, J., Coppola Damon, P. (2013) Introduction to Emergency Management, Fifth Edition. Butterworth-Heinemann. Lourenço, L. & Castro, F. (2020). Catástrofes Antrópicas: uma aproximação integral, IUC,520 p. Proske, D. (2008) Catalogue of Risks, Natural, Technical, Social and Health Risks. UNECE (2019) ADR - Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não