-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-26485
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos fundamentais; Modelo concetual do Risco. Enquadramento do território nacional: geológico, geomorfológico e climático. Metodologias de análise para elaboração de cartas de suscetibilidade, perigosidade e risco para riscos naturais, mistos e tecnológicos. Análise multirrisco. Matrizes de Risco. A importância dos riscos para as políticas públicas e a sua presença nos Instrumentos de Gestão Territorial. Legislação relacionada com a gestão e avaliação do risco.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem a atingir pelos estudantes: - Assimilar e utilizar conceitos fundamentais relacionados com os riscos. - Interpretar o Modelo Concetual do Risco. - Enquadrar os riscos no contexto das políticas públicas. - Identificar as grandes orientações nacionais e internacionais no quadro da gestão de riscos. - Valorizar o papel dos Instrumentos de Gestão Territorial na gestão dos riscos. - Analisar os riscos presentes no território. - Caraterizar e avaliar os perigos que podem afetar os elementos expostos. - Apresentar soluções de gestão dos riscos, adequadas a cada situação. Os métodos de ensino a empregar, abaixo melhor descritos, correspondem a soluções robustas perfeitamente adaptadas aos objetivos de aprendizagem indicados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino combina aulas teóricas com apoio audiovisual e sessões práticas com resolução de exercícios, recorrendo a situações reais próximas dos estudantes. Promove-se a ligação entre teoria e prática, com atenção especial a eventuais lacunas de conhecimento, garantindo uma base comum a todos. A avaliação acompanha este modelo, incentivando o contacto contínuo com a matéria e a pesquisa complementar. O trabalho individual permite aprofundar temas fora da aula. As tutorias apoiam o estudante no seu percurso e orientam o estudo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Birkmann, J. (Ed.) (2013). Measuring Vulnerability to Natural Hazards. Towards Disaster Resilient Societies. United Nations University Press, Tokyo. French, S. G. (2008). Risk Assessment, Modeling and Decision Support. Strategic Directions. Ed. Bostrom, A. Risk, Governance and Society, nº 14, Springer, Berlin Heidelberg, p. 332. Haining, R. (2004). Spatial Data Analysis: Theory and Practice. Cambridge University Press, 432p. Julião, R.P. et al. (2009). Guia metodológico para a produção de cartografia municipal de risco e para a criação de SIG de base municipal. ANPC, DGOTDU, IGP. Slovic, P. (2007). The perception of risk. Earthscan: London. UNISDR- United Nations International Strategy for Disaster Reduction (2011) Zêzere, J.L.; Pereira, A.R.; Morgado, P. (2006). Perigos Naturais e Tecnológicos no Território de Portugal Continental, Centro de Estudos Geográficos, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não