filmeu

Disciplina Prevenção, Saúde e Segurança no Teatro de Operações

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) 2. introdução à SST, conceitos, análise, avaliação e gestão de riscos; referenciais normativos de apoio à gestão; implementação de sistemas de SST 3. Segurança na intervenção Incêndios Urbanos 4. Procedimentos de segurança Incêndios Florestais: -Triângulo de segurança -Equipamentos de proteção individual e de sustentabilidade (sobrevivência) individual -Condição física e psíquica -Conhecimentos e treino -18 situações de perigo -Regras básicas de segurança -Caminhar em terrenos acidentados -Recomendações na presença de trovoadas -Segurança na atuação com linhas de mangueira, utilização de ferramentas manuais e motosserra -Regras gerais de segurança na utilização de veículos -Segurança durante as descargas de meios aéreos e proximidade de helicópteros -Segurança em situações de emergência -Protocolo de segurança LACES. 5. Avaliação de Riscos Profissionais e estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    saúde e segurança no trabalho de forma a que os Agentes de Proteção Civil e Segurança (APCS) consigam, em cenários de emergência e socorro, planear estrategicamente a sua intervenção reduzindo a sua exposição aos riscos ocupacionais. No final, pretende-se que o estudante: Conheça o enquadramento legal e normativo relativamente aos SGQSST. Domine os conceitos gerais sobre SGQSST. Seja capaz de identificar os parâmetros que podem constituir um risco ocupacional para os APCS associados a diferentes situações de emergência e socorro. Conheça os principais tipos de equipamentos de proteção individual (e coletiva bem como sinalética de segurança e promova o seu uso nas operações de socorro e evacuação, em catástrofes naturais e tecnológicas. Adquira competência para propor estratégias fundamentadas para eliminar e/ou reduzir os riscos ocupacionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino baseia-se no trabalho em aula e no estudo autónomo. As sessões teórico-práticas incluem exposição, discussão e aplicação a casos concretos, podendo envolver atividades de campo. Os estudantes participam na resolução de problemas e apresentam os seus trabalhos, individualmente ou em grupo. As tutorias apoiam o estudo. Será proposto um trabalho prático, focado na aplicação dos conteúdos lecionados, incentivando também a criatividade e a pesquisa. O estudante deverá recorrer a fontes relevantes que fundamentem o relatório final. Este trabalho promove a autoaprendizagem e o aprofundamento do conhecimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Delgado, Ibarra D.; Palma Luis V. (2010). Manual para el Entrenamiento y Adiestramiento de Brigadistas Forestales. Corporación Nacional Forestal, Dirección Regional del Biobío. Chile Flores, B. C.; Ornelas, E.A.; Dias, L.E.; (2016). Manual de Bombeiros: Fundamentos de Combate a Incêndio. 1ª Edição, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Brasil. https://www.nwcg.gov/publications/pms118 ISO 45001:Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO); Especificações Miguel, A.S.S.R. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13a. Edição, Porto: Porto Editora. NP 4397: 2008: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Especificações. PDGNR M 1-06-05 (2021). Manual de Combate a Incêndios Rurais da GNR. Pinto, A. (2017). Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Guia para a sua implementação. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-887-2 Silva, M. C.; Santos A.; Anderson M. (2009). Glossário de Proteção Civil.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios