-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-26493
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) 2. introdução à SST, conceitos, análise, avaliação e gestão de riscos; referenciais normativos de apoio à gestão; implementação de sistemas de SST 3. Segurança na intervenção Incêndios Urbanos 4. Procedimentos de segurança Incêndios Florestais: -Triângulo de segurança -Equipamentos de proteção individual e de sustentabilidade (sobrevivência) individual -Condição física e psíquica -Conhecimentos e treino -18 situações de perigo -Regras básicas de segurança -Caminhar em terrenos acidentados -Recomendações na presença de trovoadas -Segurança na atuação com linhas de mangueira, utilização de ferramentas manuais e motosserra -Regras gerais de segurança na utilização de veículos -Segurança durante as descargas de meios aéreos e proximidade de helicópteros -Segurança em situações de emergência -Protocolo de segurança LACES. 5. Avaliação de Riscos Profissionais e estudos de caso
-
Objetivos
Objetivos
saúde e segurança no trabalho de forma a que os Agentes de Proteção Civil e Segurança (APCS) consigam, em cenários de emergência e socorro, planear estrategicamente a sua intervenção reduzindo a sua exposição aos riscos ocupacionais. No final, pretende-se que o estudante: Conheça o enquadramento legal e normativo relativamente aos SGQSST. Domine os conceitos gerais sobre SGQSST. Seja capaz de identificar os parâmetros que podem constituir um risco ocupacional para os APCS associados a diferentes situações de emergência e socorro. Conheça os principais tipos de equipamentos de proteção individual (e coletiva bem como sinalética de segurança e promova o seu uso nas operações de socorro e evacuação, em catástrofes naturais e tecnológicas. Adquira competência para propor estratégias fundamentadas para eliminar e/ou reduzir os riscos ocupacionais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino baseia-se no trabalho em aula e no estudo autónomo. As sessões teórico-práticas incluem exposição, discussão e aplicação a casos concretos, podendo envolver atividades de campo. Os estudantes participam na resolução de problemas e apresentam os seus trabalhos, individualmente ou em grupo. As tutorias apoiam o estudo. Será proposto um trabalho prático, focado na aplicação dos conteúdos lecionados, incentivando também a criatividade e a pesquisa. O estudante deverá recorrer a fontes relevantes que fundamentem o relatório final. Este trabalho promove a autoaprendizagem e o aprofundamento do conhecimento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Delgado, Ibarra D.; Palma Luis V. (2010). Manual para el Entrenamiento y Adiestramiento de Brigadistas Forestales. Corporación Nacional Forestal, Dirección Regional del Biobío. Chile Flores, B. C.; Ornelas, E.A.; Dias, L.E.; (2016). Manual de Bombeiros: Fundamentos de Combate a Incêndio. 1ª Edição, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Brasil. https://www.nwcg.gov/publications/pms118 ISO 45001:Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO); Especificações Miguel, A.S.S.R. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13a. Edição, Porto: Porto Editora. NP 4397: 2008: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Especificações. PDGNR M 1-06-05 (2021). Manual de Combate a Incêndios Rurais da GNR. Pinto, A. (2017). Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Guia para a sua implementação. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-887-2 Silva, M. C.; Santos A.; Anderson M. (2009). Glossário de Proteção Civil.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não