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Disciplina Projeto de Segurança ao Incêndio em Edifícios

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem um campo de ação que inclui a generalidade dos temas de segurança ao incêndio, pois os alunos têm de concretizar um projeto, facto que os obriga a trabalhar em todos os temas. A sua existência surge como consequência natural de outras duas, também no domínio da segurança ao incêndio, permitindo a consolidação de todos os aspetos fundamenetais da segurança ao incêndio em edifícios, necessários para uma melhor compreensão das temáticas abordadas noutras UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta unidade curricular não tem conteúdos programáticos específicos, pois trata-se da aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidades curricular “Regulamentação de Segurança ao Incêndio em Edifícios” com vista à concretização de um projeto de segurança ao incêndio para um edifício da 4.ª categoria de risco, realizado com base nessa regulamentação.
  • Objetivos

    Objetivos

    O projeto / estudo de segurança ao incêndio em edifícios está consagrado na legislação nacional há longos anos, devendo os projetistas elaborar os seus estudos de segurança com base nessa legislação. Com a unidade curricular “Projeto de Segurança ao Incêndio em Edifícios” pretende-se que os estudantes consolidem os conhecimentos adquiridos na unidade curricular “Segurança Contra Incêndios em Edifícios”, mediante a realização de um projeto para um edifício da 4.ª categoria de risco, a maior prevista na regulamentação. No decurso desse processo construtivo os estudantes devem desenvolver um espírito crítico sobre essa regulamentação e adquirir as competências necessárias para a aplicar de forma correta, independentemente do tipo de utilização do edifício e da sua categoria de risco, devendo construir faseadamente o seu trabalho de projeto, com um acompanhamento de proximidade que potencie a concretização dos objetivos desta unidade curricular
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se um modelo de orientação tutorial, em que os estudantes terão a oportunidade de construir progressivamente o projeto, com um acompanhamento de proximidade por parte dos responsáveis pela unidade curricular, e um tutor, que será um dos docentes da unidade curricular. Nesta solução, as aulas teórico-práticas destinam-se a dar oportunidade ao estudante poder desenvolver partes do projeto em sala, sob supervisão e acompanhamento do professor. Elas servirão ao professor para ter conhecimento do estado de desenvolvimento de cada projeto e aferir das dificuldades do estudante Por sua vez, as sessões de orientação tutorial funcionam como instrumento de apoio complementar ao trabalho do estudante ao longo de toda a unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1 - Decreto-Lei n.º 220/2008, 2008 [Estabelece o RJSCIE]. DR, 1.ª Série. N.º 220 (2008-11-12) pp. 7903-7922. 2 - Portaria n.º 1532/2008, 2008 [Aprova o RTSCIE]. DR, 1.ª Série. N.º 250 (2008-12-29) pp. 9050-9127. 3 - Decreto-Lei n.º 224/2015, 2015 [Procede à primeira Alteração ao RJSCIE]. Decreto-Lei n.º 224/2015. DR, 1.ª Série. N.º 198 (2015-10-9) pp. 8740-8774. Lei n.º 123/2019, 2019 [Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2008, de 16 de dezembro, que estabelece RJSCIE]. DR, 1.ª Série. N.º 201 (2019-10-18) pp. 3-53. 4 - Portaria n.º 135/2020, 2020 [Procede à primeira alteração do RTSCIE]. DR, 1.ª Série. N.º 107 (2020-06-02) pp. 2-214. 5 - Despacho n.º 8954/2020, 2020 [Procede à primeira alteração ao Despacho n.º 2074/2009, relativo Critérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada]. DR n.º 183/2020, Série II de 2020-09-18, páginas 105 – 129. 6 - Coelho, A. L. (2010). Incêndios em edifícios. Edições Orion. Alfragide
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