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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objetivo fornecer fundamentos em Métodos Quantitativos no contexto da Licenciatura em Proteção Civil. Ao concluir a unidade, o estudante deverá ser capaz de: Rever e uniformizar conhecimentos básicos de matemática, com destaque para a representação gráfica de funções; Compreender a importância da análise estatística de dados e resultados; Dominar técnicas de amostragem, identificando os principais erros e sabendo como evitá-los; Organizar e tratar conjuntos de dados, realizando ajustes matemáticos a dados bivariados e interpretando os resultados obtidos; Entender o conceito de probabilidade e reconhecer algumas distribuições teóricas; Aplicar os princípios da inferência estatística, incluindo estimação pontual, intervalar, testes de hipóteses e análise de variância; Utilizar ferramentas como Excel e SPSS na aplicação prática dos conteúdos abordados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-4944
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos de matemática. 1.1. Fundamentos sobre referenciais cartesianos e geometria anlítica plana. 1.2. Fundamentos sobre funções e sua representação gráfica. 1.3. Interpretação do gráfico de uma função. 2. Estatística. 2.1. Conceitos Gerais. 2.2. Amostragem. 2.3. Estatística Descritiva. 2.4. Correlação e Regressão. 2.5. Introdução à teoria das probabilidades e distribuições. 2.6. Inferência Estatística: estimação pontual e intervalar. 2.7. Testes de hipóteses 2.8. Análise de variância.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o estudante interiorize a natureza variável e aleatória de fenómenos e a necessidade de tratar dados e resultados tendo em conta este aspeto. Assim, o objetivo é assegurar que o estudante adquire conceitos essenciais sobre funções e sua representação gráfica e capacidade para tratar estatisticamente diversos conjuntos de dados, conseguindo extrair conclusões. Concomitantemente, também deverá associar probabilidades a alguns acontecimentos do dia-a-dia, aprender a aplicar algumas distribuições estatísticas teóricas em várias situações e ainda dominar ferramentas da inferência estatística, testes de hipóteses e análise de variância. No sentido de atingir os objetivos propostos, as sessões letivas serão compostas por apresentações dinâmicas dos conceitos teóricos alternando com a resolução de exercícios em modo individual ou em grupo. O estudante será motivado a usar o Excel e SPSS para atingir vários dos objetivos anteriores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, como o Flipped Classroom, neste processo, terão importância especial a mobilização do estudante e o fornecimento atempado de materiais que facilitem o trabalho do estudante e a sua adesão ao processo. Tem especial relevância também o tipo de instrumentos empregues, tendo-se selecionado ferramentas informáticas especificamente adaptadas para os temas lecionados, nomeadamente Excel e SPSSA ligação entre o conhecimento prévio do estudante e a sua aplicação em exercícios práticos favorece a aprendizagem, consolida conhecimentos e facilita a identificação de dificuldades. As sessões de apoio tutorial assumem, assim, um papel essencial no apoio à autoaprendizagem. A modalidade de avaliação e a realização de duas provas de avaliação durante as aulas são instrumentos adicionais para que o estudante se mantenha motivado para alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre funções reais de variável real - Funções polinomiais e racionais. Universidade Lusófona (internal publishing). Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2007). Estatística, Editora McGraw-Hill de Portugal, Alfragide. Hoaglin, D.C., Mosteller, F., Tukey, J.W. , Análise exploratória de dados Técnicas Robustas, Lisboa,Edições Salamandra, LDA. Maria Helena Pestana e João Nunes Gageiro (2014), Análise de Dados para Ciências Sociais A complementaridade do SPSS, 6.ª ed., Edições Sílabo, Lisboa , Portugal. Ribeiro, S. S., Pimenta, C., Pimenta, F., , Murteira, B., e Silva, J. A. (2023). Introdução à Estatística, 4ª ed. Apontamentos a fornecer durante as aulas / Handouts provided throughout the lessons by teachers.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não