filmeu

Disciplina Métodos Quantitativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular tem como objetivo fornecer fundamentos em Métodos Quantitativos no contexto da Licenciatura em Proteção Civil. Ao concluir a unidade, o estudante deverá ser capaz de: Rever e uniformizar conhecimentos básicos de matemática, com destaque para a representação gráfica de funções; Compreender a importância da análise estatística de dados e resultados; Dominar técnicas de amostragem, identificando os principais erros e sabendo como evitá-los; Organizar e tratar conjuntos de dados, realizando ajustes matemáticos a dados bivariados e interpretando os resultados obtidos; Entender o conceito de probabilidade e reconhecer algumas distribuições teóricas; Aplicar os princípios da inferência estatística, incluindo estimação pontual, intervalar, testes de hipóteses e análise de variância; Utilizar ferramentas como Excel e SPSS na aplicação prática dos conteúdos abordados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de matemática. 1.1. Fundamentos sobre referenciais cartesianos e geometria anlítica plana. 1.2. Fundamentos sobre funções e sua representação gráfica. 1.3. Interpretação do gráfico de uma função. 2. Estatística. 2.1. Conceitos Gerais. 2.2. Amostragem. 2.3. Estatística Descritiva. 2.4. Correlação e Regressão. 2.5. Introdução à teoria das probabilidades e distribuições. 2.6. Inferência Estatística: estimação pontual e intervalar. 2.7. Testes de hipóteses 2.8. Análise de variância.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante interiorize a natureza variável e aleatória de fenómenos e a necessidade de tratar dados e resultados tendo em conta este aspeto. Assim, o objetivo é assegurar que o estudante adquire conceitos essenciais sobre funções e sua representação gráfica e capacidade para tratar estatisticamente diversos conjuntos de dados, conseguindo extrair conclusões. Concomitantemente, também deverá associar probabilidades a alguns acontecimentos do dia-a-dia, aprender a aplicar algumas distribuições estatísticas teóricas em várias situações e ainda dominar ferramentas da inferência estatística, testes de hipóteses e análise de variância. No sentido de atingir os objetivos propostos, as sessões letivas serão compostas por apresentações dinâmicas dos conceitos teóricos alternando com a resolução de exercícios em modo individual ou em grupo. O estudante será motivado a usar o Excel e SPSS para atingir vários dos objetivos anteriores.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, como o Flipped Classroom, neste processo, terão importância especial a mobilização do estudante e o fornecimento atempado de materiais que facilitem o trabalho do estudante e a sua adesão ao processo. Tem especial relevância também o tipo de instrumentos empregues, tendo-se selecionado ferramentas informáticas especificamente adaptadas para os temas lecionados, nomeadamente Excel e SPSSA ligação entre o conhecimento prévio do estudante e a sua aplicação em exercícios práticos favorece a aprendizagem, consolida conhecimentos e facilita a identificação de dificuldades. As sessões de apoio tutorial assumem, assim, um papel essencial no apoio à autoaprendizagem. A modalidade de avaliação e a realização de duas provas de avaliação durante as aulas são instrumentos adicionais para que o estudante se mantenha motivado para alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre funções reais de variável real - Funções polinomiais e racionais. Universidade Lusófona (internal publishing). Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2007). Estatística, Editora McGraw-Hill de Portugal, Alfragide. Hoaglin, D.C., Mosteller, F., Tukey, J.W. , Análise exploratória de dados Técnicas Robustas, Lisboa,Edições Salamandra, LDA. Maria Helena Pestana e João Nunes Gageiro (2014), Análise de Dados para Ciências Sociais A complementaridade do SPSS, 6.ª ed., Edições Sílabo, Lisboa , Portugal. Ribeiro, S. S., Pimenta, C., Pimenta, F., , Murteira, B., e Silva, J. A. (2023). Introdução à Estatística, 4ª ed. Apontamentos a fornecer durante as aulas / Handouts provided throughout the lessons by teachers.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios