filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa pretende conduzir o mestrando a analisar de forma crítica vários tipos de conhecimento, reconhecer os atributos de uma produção científica de forma a ser capaz de construir um projeto de pesquisa autónomo. Para o efeito, será introduzido na estrutura de uma produção científica, nos passos do processo de construção, na necessidade de rutura prévia, na forma de realizar uma revisão bibliográfica adequada e no cuidado e rigor a ter na abordagem da verificação. Aprenderá a definir o problema/objeto de pesquisa, a enunciar os objetivos da pesquisa, a escolher o paradigma adequado à investigação, a selecionar as fontes/sujeitos para a verificação delineada e a escolher as técnicas adequadas. Será igualmente instruído na recolha, organização e análise dos dados, quer sejam quantitativos quer qualitativos. Por fim entrará em contacto com os aspetos formais de uma escrita científica, utilizando as Normas em vigor.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução. 2. A dimensão ética da investigação. 3. Aspetos a considerar na elaboração de uma pesquisa. 4. A determinação do problema e hipóteses de investigação. 5. Classificação e caraterísticas das principais abordagens e métodos de investigação. 6. As metodologias quantitativas e qualitativas: vantagens, limites e complementaridades. 7. Visão geral dos modelos de pesquisa para a investigação científica: experimentais, inquéritos, estudos etnográficos, amostragem teórica, pesquisa narrativa, estudo de caso, investigação-ação, pesquisa de avaliação. 8. Seleção dos métodos de acordo com os objetivos de investigação. 9. Estado da arte e a pesquisa das fontes. 10. Tratamento e análise de dados. 11. Apresentação e discussão de resultados. 12. A preparação e apresentação de uma dissertação e de outros documentos de investigação (relatórios e artigos). 13. Normas internacionais de preparação de artigos e trabalhos em engenharias.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos científicos usados em investigação científica e aplicada. 2. Saber identificar conceitos e autores que contribuíram para a evolução do conhecimento no âmbito de um estudo. 3. Compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usar diversas ferramentas. 4. Ter uma postura rigorosa, coerente e ética no envolvimento no trabalho de investigação. 5. Compreender vantagens e limites das metodologias quantitativas e das qualitativas. 6. Desenvolver competências práticas que permitam a recolha, análise e exposição de dados e de resultados. 7. Analisar, discutir e produzir um documento científico. 8. Compreender os pressupostos da conceção de um projeto de investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas teórico-práticas, nas quais serão expostos, com recurso sistemático a materiais audiovisuais os conteúdos teóricos da UC, sendo posteriormente aplicados experimentalmente, individualmente ou em grupo (articulação entre o racional teórico apresentado pelo docente e os trabalhos de grupo, a análise de artigos e a aplicação prática dos conteúdos abordados). Os estudantes serão envolvidos na discussão das matérias em aula de modo a melhor as compreenderem e interiorizarem. Para além disso, vai lhes ser solicitada a realização de dois trabalhos práticos onde aplicarão os conhecimentos aprendidos e terão a oportunidade de os alargar através de estudo autónomo. As sessões de apoio tutorial, destinadas a apoiar os estudantes no seu esforço, são aqui também uma mais-valia na medida em que permitem apoiar alunos com carências distintas de modo diferenciado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bell, J. (1997). Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva Birkmann, J., Kienberger, S., & Alexander, D., 2014. Assessment of Vulnerability to Natural Hazards. A European Perspective. Waltham. Elsevier Cresswell ,J. W., 2009. Dawson, C. (2002). Practical research methods: a user-friendly guide to mastering research techniques and projects. How To Books Ltd. Flick, U. (2019). An introduction to qualitative research (6th Ed.). London: Sage Publications. Holliday, A. (2016). Doing and writting qualitative research. UK: Sage Publications Klinke , A., Renn, O. (2002). A new approach to risk evaluation and management: risk-based, precaution-based, and discourse-based strategies. Risk Analysis. Wiley Online Library. DOI: 10.1111/1539-6924.00274. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed method approaches. (3rd edition). Sage Publications.         Oliveira, L. A.,   2018 Escrita Científica: da Folha em Branco à Versão Final. LIDEL
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios