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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre o construto de personalidade, que permita o reconhecimento da sua importância na descrição, explicação e compreensão do funcionamento psicológico, e na predição do comportamento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-11643
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Personalidade: conceitos basilares, definições, níveis e unidades de análise 2. Critérios para avaliação das Teorias/Modelos da Personalidade 3. Métodos na avaliação/investigação em Psicologia da Personalidade 4. A formação e desenvolvimento da personalidade: 4.1. Factores biológicos e genéticos 4.2. Factores ambientais 5. Teorias da personalidade 5.1. Perspetiva dos traços 5.2. Perspetiva psicanalítica 5.3. Perspetiva humanista 5.4. Perspetiva comportamentalista/da aprendizagem 5.5. Perspetiva cognitiva 5.6. Perspetiva psicobiológica 5.8. Perspetiva narrativa e de história de vida 6. A complexidade da personalidade e a procura de uma abordagem integrativa 7. Integração da psicologia da personalidade na prática psicológica e na investigação
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar os diferentes tipos de fatores que contribuem para a estruturação e desenvolvimento da personalidade; Comparar criticamente os principais modelos teóricos sobre a personalidade, Aplicar os diferentes modelos teóricos à análise da personalidade em casos de estudo. Reconhecer uma perspetiva integrativa atualizada, que contemple toda a complexidade da personalidade; Contextualizar o papel da personalidade em diferentes contextos de atuação do(a) psicólogo(a) e na relação com outras variáveis psicológicas e sociais. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes abordagens ao estudo da personalidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas, o método interrogativo em diferentes momentos é conjugado com a exposição de conteúdos, fomentando um diálogo contínuo sobre os conteúdos e suas implicações. No início de cada aula, a abordagem interrogativa sobre os principais aspetos da aula anterior fomenta a atenção e a recordação. Nas aulas práticas, a consolidação dos conhecimentos é feita através de exercícios de aplicação individuais e de pequeno grupo, e na análise de pequenos casos/situações à luz das diferentes teorias e modelos, de forma individual. Quando pertinente, são utilizados pequenos vídeos ilustrativos para visionamento e discussão. A leitura de artigos e discussão em grupo é fomentada para criar autonomia na abordagem a variáveis de personalidade contextualizadas no campo mais vasto da psicologia.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cervone, D., & Pervin, L. A. (2015). Personality: Theory and research (13th ed.). John Wiley & Sons. Friedman, H. S., & Schustack, M. W. (2016). Personality: Classic theories and modern research (5th ed.). Allyn and Bacon. John, O. P., Robins, R. W., & Pervin, L. A. (2008). Handbook of personality: Theory and research. The Guilford Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não