filmeu

Disciplina Psicologia da Personalidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre o construto de personalidade, que permita o reconhecimento da sua importância na descrição, explicação e compreensão do funcionamento psicológico, e na predição do comportamento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Personalidade: conceitos basilares, definições, níveis e unidades de análise 2. Critérios para avaliação das Teorias/Modelos da Personalidade 3. Métodos na avaliação/investigação em Psicologia da Personalidade 4. A formação e desenvolvimento da personalidade:     4.1. Factores biológicos e genéticos     4.2. Factores ambientais 5. Teorias da personalidade     5.1. Perspetiva dos traços     5.2. Perspetiva psicanalítica     5.3. Perspetiva humanista     5.4. Perspetiva comportamentalista/da aprendizagem      5.5. Perspetiva cognitiva     5.6. Perspetiva psicobiológica     5.8. Perspetiva narrativa e de história de vida 6. A complexidade da personalidade e a procura de uma abordagem integrativa 7. Integração da psicologia da personalidade na prática psicológica e na investigação
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar os diferentes tipos de fatores que contribuem para a estruturação e desenvolvimento da personalidade; Comparar criticamente os principais modelos teóricos sobre a personalidade, Aplicar os diferentes modelos teóricos à análise da personalidade em casos de estudo. Reconhecer uma perspetiva integrativa atualizada, que contemple toda a complexidade da personalidade; Contextualizar o papel da personalidade em diferentes contextos de atuação do(a) psicólogo(a) e na relação com outras variáveis psicológicas e sociais. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes abordagens ao estudo da personalidade
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas, o método interrogativo em diferentes momentos é conjugado com a exposição de conteúdos, fomentando um diálogo contínuo sobre os conteúdos e suas implicações. No início de cada aula, a abordagem interrogativa sobre os principais aspetos da aula anterior fomenta a atenção e a recordação. Nas aulas práticas, a consolidação dos conhecimentos é feita através de exercícios de aplicação individuais e de pequeno grupo, e na análise de pequenos casos/situações à luz das diferentes teorias e modelos, de forma individual. Quando pertinente, são utilizados pequenos vídeos ilustrativos para visionamento e discussão. A leitura de artigos e discussão em grupo é fomentada para criar autonomia na abordagem a variáveis de personalidade contextualizadas no campo mais vasto da psicologia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cervone, D., & Pervin, L. A. (2015). Personality: Theory and research (13th ed.). John Wiley & Sons. Friedman, H. S., & Schustack, M. W. (2016). Personality: Classic theories and modern research (5th ed.). Allyn and Bacon. John, O. P., Robins, R. W., & Pervin, L. A. (2008). Handbook of personality: Theory and research. The Guilford Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios