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Apresentação
Apresentação
A Psicologia dos Grupos é uma UC de Psicologia Social que foca os processos grupais e inter-grupais psicossociais e as suas implicações a nível pessoal, social e profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-11860
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Introdução à Psicologia dos Grupos -Nível de análise grupal e inter-grupal da Psicologia Social -Grupos e processos básicos grupais -Identidade Social e Comparação Social CP2 Processos grupais: Influência Social e Poder -As maiorias e o conformismo & as minorias e a inovação nos grupos -Normas sociais descritivas e prescritivas -O efeito ovelha negra -Poder & interação diádica CP3 Processos inter-grupais I: Categorização e Estereótipos -Categorização social -Ativação e aplicação de estereótipos -Preconceito e discriminação inter-grupal CP4 Processos inter-grupais II: Grupos em Sociedade - Sexismo, idadismo, racismo - Redução do conflito inter-grupal
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Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar o nível de análise grupal e inter-grupal dos processos psicossociais. OA2. Descrever e compreender os princípios que regem as dinâmicas grupais. OA3. Analisar e comparar os diferentes processos de influência social. OA4. Compreender os processos de categorização e estereotipização, com foco nos fenómenos de sexismo, idadismo, classismo e racismo à luz dos processos de grupos. OA5. Descrever e compreender as dinâmicas inter-grupais, incluindo abordagens sobre redução de conflito inter-grupal. OA6. Refletir sobre as implicações dos conteúdos da UC na esfera grupal, inter-grupal e também profissional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas utiliza-se o método expositivo e interrogativo, sendo utilizados excertos de filmes, documentários e talks para complementar a matéria apresentada e discutida. Nas aulas prática-laboratoriais é utilizada metodologia ativa e demonstrativa, sendo realizadas dinâmicas relativas aos conteúdos práticos e apoio tutorial ao trabalho empírico de grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garcia-Marques, T.; Garcia-Marques, L. (2003). Textos fundamentais. Estereótipos e cognição social . ed. 1, ISBN: 972-8400-54-3. Lisboa: ISPA. Nelson, T. D. (2015). Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination (2nd edition) New York: Psychology Press. Smith, E.R., & Mackie, D.M. (2014). Social Psychology (4th ed.). New York: Worth Publishers. Vala, J., & Monteiro, M.B. (coord.; 2017). Psicologia Social (10ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. https://gulbenkian.pt/publications/psicologia-social/
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não