-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Psicopatologia permite fazer uma primeira abordagem aos quadros principais de sofrimento emocional. Ensina a diferenciar as emoções normais dos quadros psicopatológicos. Promove a aquisição de conhecimentos acerca da identificação dos sintomas que interferem com o funcionamento normal do dia a dia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-12991
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História da Psicopatologia: o normal e o patológico 1.1. A tradição sobrenatural, biológica, psicológica 1.2. A atualidade: o método científico e a abordagem integrativa 1.3. Concepções da psicopatologia 2. Psicopatologia descritiva. Alterações da: 2.1. Consciência; atenção; orientação; memória; percepção; discurso e linguagem; pensamento; vivência do Eu; humor, emoções e afectos; vontade, impulsividade e comportamentos agressivos; motricidade; vida instintiva e; insight. 3. Classificação e diagnóstico 3.1. DSM-5 e ICD 11 3.2. Descrição (classificação, diagnóstico, etiologia, epidemiologia, comorbidade, diagnóstico diferencial) das perturbações mentais mais frequentes (e.g. , depressivas, da ansiedade).
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular os estudantes familiarizam-se com os conceitos de normalidade e psicopatologia numa visão integrativa da doença mental. São enfatizados os conhecimentos básicos de psicopatologia descritiva que permitem uma compreensão das perturbações mentais. Numa perspectiva categorial, apresentam-se os quadros clínicos da psicopatologia (DSM-5-TR e ICD-11) incluindo as principais críticas e limites apontados aos atuais manuais diagnósticos. Espera-se que os estudantes no final da UC consigam: OA1 - Refletir criticamente acerca da evolução dos conceitos da patologia mental contextualizando-a na dimensão histórico cultural; OA2 - Reconhecer as diversas perspectivas acerca do normal e do patológico (e.g. quantitativa e qualitativa); OA3 - Identificar os principais sinais e sintomas de diversos quadros psicopatológicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. A metodologia de ensino para as aulas teóricas é expositiva suportada pela utilização de diapositivos. As metodologias de ensino interrogativas são utilizadas para promover a participação dos estudantes nomeadamente através do diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à UC através da visualização de documentários, leitura de artigos e práticas simulada. A metodologia híbrida está presente no recurso ao moodle para a distribuição de materiais, bem como a promoção de tarefas de pesquisa online que se constituem como atividades em que a tecnologia é utilizada na aquisição de conhecimentos. Estão igualmente planeadas atividades de tutoria à realização do trabalho para avaliação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association (2022). Diagnostical and Statistical Manual of Mental Disorders. Fifth edition. Text revison - DSM-5-TR. American Psychiatric Association Publishing. World Health Organization (2022). International statistical classification of diseases and related health problems (11th rev.). World Health Organization
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não