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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular constitui uma primeira abordagem à psicopatologia na infância e adolescência, ajudando os alunos a compreenderem os processos que caracterizam o contínuo entre normatividade e patologia. Neste contexto, os estudantes aprendem não só noções básicas sobre vários grupos de diagnósticos mas também a analisar casos à luz de uma perspetiva contextual, dimensional, dinâmica, interativa e desenvolvimentista.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT35-12993
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Especificidades de classificação em crianças e adolescentes 1.1. Conceções definidoras da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia: Interação mútua entre a normalidade e a psicopatologia, Influências contextuais, trajetórias de desenvolvimento 1.2. Factores de risco e de proteção 2. Apresentação das perturbações (descrição, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial): 2.1. Do Neurodesenvolvimento 2.2. Depressivas 2.3. Da Ansiedade 2.4. Obsessivo-compulsivas 2.5. Relacionadas com o trauma 2.6. Da alimentação e ingestão 2.7. Da eliminação 2.8. Disruptivas e controlo dos impulsos 2.9. Do sono
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1. Identificar e classificar reflexivamente a diversidade de sintomas apresentados nos diferentes quadros psicopatológicos apresentados nos principais sistemas de classificação da psicopatologia, tendo presente a pertinência de considerar os referidos sintomas no seu conjunto por forma a poder considerar a presença de uma qualquer perturbação. OA2. Descrever a sua epidemiologia, comorbilidade e diagnóstico diferencial. OA3. Reconhecer especificidades da sintomatologia psicopatológica, integrando-os nos contributos da abordagem desenvolvimental da psicopatologia para a classificação das perturbações psicológicas na infância e adolescência. OA4. Analisem marcos de desenvolvimento, fatores de risco e proteção e sinais de resiliência a partir da análise de casos. OA5. Construem, formulem e apresentem um caso clínico à luz dos conhecimentos adquiridos nas aulas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos com base em vários materiais de suporte, atividades de pequeno grupo em sala de aula, visionamento de vídeos, quizzes, feedback pelo docente e por pares, grelhas de observação, visualização de filmes, pitch de um poster com desenho de caso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596 Butcher, J. N., & Kendall, P. C. (Eds.). (2018). APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000065-000 Matson, J. L. (Eds.). (2018). Handbook of Childhood Psychopathology and Developmental Disabilities Assessment. International Classification of Diseases, Eleventh Revision (ICD-11), World Health Organization (WHO) 2019/2021 https://icd.who.int/browse11.https://doi.org/10.1007/978-3-319-93542-3 Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto. Wilmshurst, L. (2015). Essentials of child and adolescent psychopathology. Wiley & Sons
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não