-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) pretende apresentar aos alunos o campo de estudos da psicometria, salientando a articulação entre os conhecimentos da psicologia e da estatística. Trata-se de uma UC essencial para a formação académica e profissional de futuros psicólogos uma vez que pretende dotar os alunos de conhecimentos e competências fundamentais para a avaliação psicológica, sendo esta uma atividade transversal a diferentes domínios de especialidade da Psicologia. Através do estudo da medida em Psicologia, esta UC permite a introdução a competências para o desenvolvimento, validação e aplicação de provas psicológicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13883
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A psicometria e a importância da medição em psicologia 1.1. Definição da psicometria e diferenciação da avaliação psicológica 1.2. Emergência e evolução histórica 1.3. Teoria clássica dos testes (TCT) e teoria de resposta ao item (TRI) 2. Os testes psicométricos 2.1. Caracterização, vantagens e limitações 2.2. Classificação dos testes psicométricos 2.3. Requisitos dos testes psicométricos: normalização, padronização e qualidades psicométricas - (definição: validade, fidelidade e sensibilidade) 2.4. Vantagens e limites da informatização de questionários 3. Considerações relativas à aplicação da psicometria 3.1. Âmbitos de aplicação da psicometria 3.2. Requisitos e competências: competências humanas, técnicas e científicas; competência e princípios éticos e deontológicos
-
Objetivos
Objetivos
Como objetivos desta UC, espera-se que o estudante: OA1: Defina os fundamentos teóricos e empíricos da medição em psicologia e descreva as suas limitações, vantagens e especificidades; OA2: Demonstre os fundamentos da teoria da medida e da teoria dos testes; OA3: Demonstre conhecimentos relativos à necessidade da utilização de medidas padronizadas; OA4: Demonstre competências relativas à obtenção de valores de padronização e de interpretação de diferentes tipos de normas; OA5: Analise a importância dos principais conceitos relativos à fidelidade, validade e sensibilidade das medidas; OA6: Justifique decisões acerca das características psicométricas das medidas; OA7: Reconheça e defina as principais competências humanas, técnicas, científicas e éticas implicadas no uso da psicometria.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia expositiva e demonstrativa. Utilização de tutoria e supervisão em aula prática para acompanhamento, feedback e correção aos trabalhos práticos realizados em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gregory, R. (2011). Psychological Testing: History, principles and applications. Boston: Allyn & Bacon. Shultz, K., Whitney, D., & Zickar, M., (2014). Measurement Theory in Action: Case Studies and Exercises, New York: Routledge. Urbina, S. (2014). Essentials of Psychological Testing, New Jersey: Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não