filmeu

Disciplina Metodologia de Investigação Quantitativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Fases da investigação na metodologia quantitativa CP2. Tipos de desenhos de pesquisa quantitativa CP3. Medidas comuns de tamanho do efeito. CP4. Análise de variância e multivariância         CP4.1. ANOVA com dois fatores (Two-way).          CP4.2. ANOVA Mista         CP4.3. MANOVA com dois fatores CP5. Regressão linear         CP5.1. Simples         CP5.2. Múltipla         CP5.3. Modelos de Mediação via regressão         CP5.4. Modelos de Moderação via regressão Nota. CP = conteúdos programáticos  
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar as fases da investigação em metodologia quantitativa OA2. Identificar, explicar e comparar diferentes tipos de desenhos de pesquisa quantitativa OA3. Planificar uma investigação quantitativa, de natureza inferencial OA4: Definir, calcular e interpretar medidas comuns de tamanho do efeito OA5. Aplicar modelos de Análise de Variância e Multivariância com mais do que um fator inter e/ou intrasujeitos  OA6. Analisar e interpretar efeitos de interação de primeira ordem entre fatores OA7. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples e Múltipla  OA8. Aplicar modelos de Mediação e Moderação via regressão  OA9. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados OA10. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados OA11. Utilizar de forma adequada o software de análise estatística JASP®  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Processo de ensino-aprendizagem apoiado em metodologias ativas, privilegiando-se a experimentação, o trabalho autónomo e em cooperação, tendo como base o trabalho de projeto, conduzido pelos estudantes, construído a partir dos seus próprios interesses e motivações. Adicionalmente, sempre que possível, os estudantes poderão ser envolvidos em projetos de investigação em curso na unidade de I&D associada à EPVC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA. Coolican, H. (2014). Research methods and statistics in psychology (6th ed.). Hove: Psychology Press. Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A- Students-Guide-v16.pdf) Hayes, A. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression based approach. New York, NY: Guilford Press. Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th ed.). Harlow: Pearson. Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners, available at https://learnstatswithjasp.com.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios