-
Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta UC (Unidade Curricular) visam dotar os estudantes de competências práticas em metodologias e análise de dados quantitativos em Psicologia. Pretende-se que os estudantes operacionalizem conhecimentos sobre elaboração de uma proposta de investigação quantitativa, de natureza inferencial, e adquiram conhecimentos sobre os fundamentos estatísticos implicados nas principais técnicas do modelo linear geral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13884
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fases da investigação na metodologia quantitativa CP2. Tipos de desenhos de pesquisa quantitativa CP3. Medidas comuns de tamanho do efeito. CP4. Análise de variância e multivariância CP4.1. ANOVA com dois fatores (Two-way). CP4.2. ANOVA Mista CP4.3. MANOVA com dois fatores CP5. Regressão linear CP5.1. Simples CP5.2. Múltipla CP5.3. Modelos de Mediação via regressão CP5.4. Modelos de Moderação via regressão Nota. CP = conteúdos programáticos
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar as fases da investigação em metodologia quantitativa OA2. Identificar, explicar e comparar diferentes tipos de desenhos de pesquisa quantitativa OA3. Planificar uma investigação quantitativa, de natureza inferencial OA4: Definir, calcular e interpretar medidas comuns de tamanho do efeito OA5. Aplicar modelos de Análise de Variância e Multivariância com mais do que um fator inter e/ou intrasujeitos OA6. Analisar e interpretar efeitos de interação de primeira ordem entre fatores OA7. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples e Múltipla OA8. Aplicar modelos de Mediação e Moderação via regressão OA9. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados OA10. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados OA11. Utilizar de forma adequada o software de análise estatística JASP®
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Processo de ensino-aprendizagem apoiado em metodologias ativas, privilegiando-se a experimentação, o trabalho autónomo e em cooperação, tendo como base o trabalho de projeto, conduzido pelos estudantes, construído a partir dos seus próprios interesses e motivações. Adicionalmente, sempre que possível, os estudantes poderão ser envolvidos em projetos de investigação em curso na unidade de I&D associada à EPVC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA. Coolican, H. (2014). Research methods and statistics in psychology (6th ed.). Hove: Psychology Press. Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. (https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A- Students-Guide-v16.pdf) Hayes, A. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression based approach. New York, NY: Guilford Press. Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to statistics in psychology (6th ed.). Harlow: Pearson. Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners, available at https://learnstatswithjasp.com.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não